Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal – MG: Edital é autorizado e pode ser publicado em 2020!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 mar 2024

Foi anunciado pelo secretário de Estado Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, o novo concurso Polícia Penal – MG, edital pode ser divulgado ainda neste ano.

Edital do concurso Polícia Penal – MG é autorizado

Está autorizado o novo concurso Polícia Penal – MG, que irá preencher vagas no cargo de Policial Penal. A previsão é que todos os trâmites preparativos se desenvolvam ao longo do ano.

Dessa maneira, o edital poderá ser divulgado ainda em 2020 ou até no início de 2021. O anúncio foi feito pelo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, general Márcio Lúcio Alves de Araújo, durante uma live em rede social do Departamento Penitenciário (DEPEN-MG).

Segundo o secretário, já existe uma comissão organizadora formada para elaborar o certame. Será responsabilidade do grupo, realizar os estudos preliminares e elaborar o projeto básico para a contratação da banca organizadora.

Ainda será divulgado posteriormente qual será o número de vagas ofertadas e o salário inicial. No ano de 2018, quando a carreira ainda era Agente Penitenciário, a remuneração correspondia a R$ 4.098,45 e o requisito era o nível médio completo.

Durante a live, foi garantido pelo secretário que a Seplag (Secretaria de Planejamento do Estado) já concedeu o aval para a realização do concurso público. Sendo assim, a comissão organizadora tem caminho livre para dar prosseguimento aos preparativos.

“Tivemos agora na Seplag (Secretaria de Planejamento) uma autorização e vamos iniciar o processo de elaboração deste concurso. Como é um processo longo, isso implica um ano. Foi criada uma comissão para elaboração deste concurso. A notícia é muito boa e já temos o ‘ok’ para a realização”.

Como já informado pelo secretário, todos os trâmites até a divulgação do edital de abertura podem levar em torno de um ano. Dessa forma, é estimado que o documento saia até o início de 2021, podendo ser publicado até mesmo antes disso, dependendo da agilidade dos processos.

Sobre o cargo de Policial Penal de Minas Gerais

O cargo de Policial Penal é o antigo Agente Penitenciário, que foi transformado mediante a Emenda Constitucional (EC) 104, promulgada em 2019. O texto criou a Polícia Penal em todos os entes federativos.

A Emenda Constitucional visa a equiparação dos agentes penitenciários aos policiais (em poder de investigação, remunerações e benefícios, por exemplo), além da segurança dos estabelecimentos penais e escolta de presos, liberando a Polícia Civil e a Polícia Militar dessas atividades.

Antes da transformação, a carreira de Agente Penitenciário tinha a exigência do nível médio. O salário inicial tinha o valor de R$ 4.098,45, com cargo horária de trabalho de 40 horas semanais, conforme dados de 2018. Entretanto, ainda será confirmada se a escolaridade será mantida.

No ano passado, a EC 104 criou a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional federal, estadual e do Distrito Federal. O cargo de Agente Penitenciário e seus respectivos concursos sofreram um impacto direto.

Esses policiais poderão ser vinculados tanto à União, no caso da Polícia Penal Federal, quanto aos estados, no caso da Polícia Penal de Minas Gerais e distrital, entre outras. No Distrito Federal, a corporação será sustentada por recursos da União, embora subordinada ao governador.

Último concurso para Agente Penitenciário

último concurso para o cargo de Agente Penitenciário teve seu edital publicado no ano de 2018. Na ocasião, foram ofertadas 4.000 vagas, mas as chances foram para contratação temporária e para formação de cadastro reserva.

As lotações foram distribuídas por 18 cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte. Além de Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Uberlândia, Divinópolis, Governador Valadares.

avaliação dos candidatos foi nas seguintes etapas:

  • 1ª etapa: Análise de Títulos; Prova Objetiva;
  • 2ª etapa: Avaliação Psicológica;
  • 3ª etapa: Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social);
  • 4ª etapa: Curso Introdutório.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais