Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Escolha da banca já tem data marcada!

icone calendario 13 maio 2021

Atenção concurseiros! A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais marca escolha da banca do concurso Polícia Penal MG .

O novo concurso Polícia Penal MG irá ofertar 2.420 vagas no cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário), com exigência apenas de nível médio de formação.

Escolha da banca será realizada ainda em maio

O concurso Polícia Penal MG terá mais uma novidade em breve. Isso porque, no próximo dia 25 de maio, às 10h, será iniciada a escolha da banca organizadora que ficará a frente da seleção.

A data foi divulgada em publicação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais desta quinta-feira, 13.

A definição da banca será realizada através de pregão eletrônico. A organizadora ficará responsável pelos serviços de planejamento, formulação de questões, operacionalização, logística e execução de concurso.

O concurso contará com a oferta de 2.420 vagas de Policiais Penais (Agentes Penitenciários). A carreira tem como exigência apenas o ensino médio completo.

Já a remuneração inicial é de R$ 4.631.24 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. 

Além disso, os aprovados também terão direito benefícios previstos em lei, como alimentação no local de trabalho, auxílio fardamento, ADE (Adicional de Desempenho) etc. 

No mês de março, o titular da Secretaria de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, revelou que os trâmites avançam para que o edital seja publicado o mais rápido possível.

“Desde que eu cheguei a gente tem uma previsão de (contratar), pelo menos, 2.400 policiais penais.(…) A gente já está agilizando ao máximo para que esse concurso aconteça o mais rápido possível. É interesse nosso, é interesse da Administração que esse concurso aconteça logo”, disse o titular em entrevista ao jornal Hoje em Dia.

O secretário de Segurança também explicou que a máquina administrativa exige uma série de trâmites para que o concurso seja aberto com segurança e dentro da lei. Por esse motivo, levam alguns meses até a efetiva divulgação do edital.

Publicação do edital é cobrada por Deputados

No último dia 4 de maio, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG), o requerimento nº 6.385/2020, que solicita informações sobre a previsão do novo concurso Polícia Penal MG.

O Estado tinha o prazo até 5 de fevereiro para substituir os atuais Agentes temporários por efetivos, por meio de concurso público. No entanto, isso ainda não aconteceu.

O requerimento, aprovado pelos deputados, propõe que seja enviado ao secretário de Estado de Planejamento de Gestão e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública pedido sobre atualizações a respeito do próximo concurso.

Vale destacar que alguns dos passos mais importantes rumo ao concurso Polícia Penal MG já foram dados como: a autorização, que confirma a realização do processo seletivo, e formação da comissão, que é responsável por todos os preparativos.

Agora, o certame está na etapa de escolha da banca organizadora. 

Vale ressaltar que além da Polícia Penal, a SEJUSP MG prepara outros concursos para ingresso nos cargos de Auxiliar Educacional e Agente Socioeducativo. O edital para Auxiliar Educacional já foi publicado.

⇒ Confira todas as informações sobre o concurso SEJUSP MG ! ⇐

Como foi o último concurso?

No último edital  publicado, foram ofertadas ao todo 4 mil vagas temporárias para policiais penais de MG. A banca responsável pelo concurso foi o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

As etapas do concurso foram diferentes para cargos efetivos e temporários, além de uma novidade que é a etapa de curso de formação, que será promovida pelo próprio estado.

A responsabilidade do treinamento dos candidatos será da Academia da Polícia Penal (APP), a informação vem da própria Secretaria de Segurança do estado.

Confira abaixo as etapas de seleção para os candidatos:

Concurso para Temporários:

  • Prova Objetiva;
  • Análise de Títulos;
  • Avaliação Psicológica;
  • Comprovação de Idoneidade;
  • Investigação Social;
  • Curso Introdutório.

Concurso para Efetivos:

  • Prova Objetiva;
  • Redação;
  • Prova de Condicionamento Físico;
  • Avaliação Psicológica;
  • Comprovação de Idoneidade;
  • Investigação Social;
  • Exames Médicos;
  • Curso Introdutório.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais