Concurso Polícia Penal MG (AGEPEN MG): ALMG envia requerimento cobrando edital!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 nov 2020

Foi enviado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um requerimento cobrando da SEJUSP a realização do novo concurso Polícia Penal MG (AGEPEN MG).

Ainda no Estado, preposição solicita urgência para divulgação do edital do concurso PC MG. ⇒ Confira ⇐

Requerimento cobrando concurso Polícia Penal MG (AGEPEN MG)

A ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) vai enviar um novo requerimento ao secretário de Segurança e Justiça do estado, general Mario Araújo, cobrando informações sobre o novo concurso Polícia Penal MG.

A cobrança, além de solicitar informações sobre as vagas do cargo de Agente Penitenciário (Policial Penal), também abrange a carreira de Agente Socioeducativo, cuja a comissão organizadora foi formada no mês de maio de 2020.

Ainda é solicitado no requerimento, informações sobre a recomposição do efetivo dos sistemas prisional e socioeducativo por meio da nomeação de 78 candidatos aprovados no processo seletivo simplificado, realizado no ano de 2018.

O documento foi aprovado em sessão ordinário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 17 de novembro, e divulgado no Diário do Legislativo. Ele é o substitutivo de um primeiro requerimento que já havia sido enviado, no mês de outubro de 2019.

Preparativos do concurso Polícia Penal MG (AGEPEN MG)

Foi realizada no dia 13 de outubro, uma audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater o deficit de servidores na Segurança. Na reunião, o secretário da pasta, general Mario Araújo, falou sobre os preparativos do concurso Polícia Penal MG.

Quer Receber Todas as Novidades do Agepen-MG?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do Agepen-MG

Segundo informações de Araújo, existe um cronograma interno com a previsão de abertura, mas o secretário preferiu não informar datas para não criar expectativas. Apesar de não conceder os detalhes, ele afirmou que os trâmites estão extremamente adiantados.

“A única informação que posso dar é que haverá concurso. Qualquer coisa que eu adiantar será injusto com quem está esperando”.

No evento, ainda foi reforçado pelo secretário que há autorização para preenchimento de 2.420 vagas no cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário).

Outra novidade informada pelo secretário de Segurança na audiência foi em relação ao curso de formação, que agora será promovido pelo Estado, diferentemente do último edital, quando o treinamento dos candidatos ficou a encargo da banca organizadora.

Desta vez, uma banca organizadora será contratada para aplicar as provas e os testes de avaliação, mas não vai realizar o curso de formação. Essa última fase de avaliação, será responsabilidade da Academia da Polícia Penal (APP).

“Será uma instituição para formar as pessoas para o exercício funcional. Terminada a formação, os policiais penais vão para as 194 unidades prisionais do Estado”.

Vale ressaltar, que se o concurso Polícia Penal MG seguir moldes semelhantes ao último edital para agentes penitenciários, as etapas de avaliação anteriores ao curso de formação deverão ser:

  • 1ª etapa: Prova objetiva e redação;
  • 2ª etapa: Teste físico;
  • 3ª etapa: Exame psicológico;
  • 4ª etapa: Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada;
  • 5ª etapa: Exames médicos.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (AGEPEN MG): Edital irá ofertar vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais