Pesquisar no blog

Concurso PRF: Banca esclarece que não houve erro!

Iago Almeida

icone calendario 13 maio 2021

Após reclamações de candidatos a respeito de uma possível troca na prova de Língua Estrangeira do concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal), o Cebraspe, banca organizadora do certame, emitiu nota esclarecendo que não houve erro. Confira abaixo os detalhes.

Concurso PRF: Cebraspe emite nota

A banca organizadora do concurso PRF, o Cebraspe, informou que os concorrentes foram orientados antecipadamente sobre as avaliações de Inglês ou Espanhol e que cabia a cada um voltar no sistema e informar o tipo de língua estrangeira que desejava responder. 

A nota foi emitida após diversas reclamações de candidatos, afirmando que receberam a prova trocada, com a disciplina de Inglês no lugar de Espanhol.

Além disso, a banca afirmou que alguns comprovantes de inscrição foram emitidos sem a opção e que, neste caso, os inscritos deveriam “retornar ao sistema para fazer a opção de língua estrangeira”. Quem fez isso, segundo a banca, teve a situação corrigida.

Entretanto, caso o candidato não tenha retornado, automaticamente a prova gerada para ele foi a de Inglês. Essa regra, de acordo com a banca, foi informada aos concorrentes no edital de abertura do concurso.

Após o caso, o Cebraspe também reforçou a necessidade de os candidatos se atentarem para as regras dos editais da seleção da qual participam.

Nota na íntegra

“O Cebraspe esclarece que, sobre a língua estrangeira, o Edital PRF Nº 6, de 9 de abril de 2021, informou a necessidade de retornar ao sistema para fazer a opção de língua estrangeira para os candidatos cujo comprovante de inscrição não apresentasse essa informação ou para aqueles que desejassem alterar sua opção de língua estrangeira.

Informou, ainda, que, para os candidatos que não tivessem a língua estrangeira no comprovante de inscrição e não voltassem ao sistema, seria considerada a opção de língua inglesa. O Cebraspe também reforça a necessidade de os candidatos se atentarem para as regras dos editais da seleção da qual participam.”

Prova motiva ação na Justiça

E os problemas não param por aí. Uma das candidatas que afirmam ter tido as provas trocadas, moveu uma ação na Justiça , contra o possível erro do concurso .

Thalita Nicollet, que é advogada, está atuando em causa própria e tem convocado mais pessoas, através de suas redes sociais, que passaram pela mesma situação. 

processo será avaliado pela Justiça, mas, para as provas serem anuladas, será necessário uma liminar, que poderá contar recurso por parte da banca, da PRF e da União.

O Mandado segue como prioritário, já que a candidata é enquadrada como Pessoa com Deficiência, regulada a prioridade pela Lei 13.146/2015.

Gabaritos preliminares já foram divulgados

Na noite da última terça-feira (11), o Cebraspe publicou o gabarito preliminar das provas, que pode ser consultado na página individual por cada candidato.

Para acessar o gabarito basta acessar o link: Gabarito Oficial PRF .

Além disso, vale ressaltar que o prazo para recurso está aberto somente até esta quinta-feira (13), também pelo site do organizador.

A banca de Brasília indica que, para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no site do organizador, e seguir as instruções ali contidas.

Não será aceito recurso via postal, via fax, via requerimento administrativo, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo

Confira outras datas já confirmadas:

  • Divulgação do edital de resultado final na prova objetiva e de resultado provisório na prova discursiva e do padrão definitivo derespostas da prova discursiva – 28 de maio
  • Período para a interposição de recursos contra o resultado provisório na prova discursiva – 31 de maio e 1º de junho
  • Divulgação do edital de resultado final na prova discursiva e de convocação para o exame de aptidão física, para o preenchimento da FIP, para o envio de documentos para matrícula no curso de formação e para a avaliação psicológica – 14 de junho
  • Período para o envio de documentos necessários à matrícula no Curso de Formação Policial (CFP)  – 15 a 21 de junho
  • Período para o preenchimento da FIP – 15 a 21 de junho
  • Realização do exame de aptidão física – 19 e 20 de junho
  • Realização da avaliação psicológica  – 27 de junho 
  • Período para envio da documentação para a avaliação de títulos – 22 e 23 de julho
  • Período para envio dos exames laboratoriais – 22 de julho a 2 de agosto
  • Realização do procedimento de heteroidentificação da condição de candidato negro – 31 de julho e 1º de agosto
  • Realização da avaliação biopsicossocial – 8 de agosto
  • Realização da avaliação médica  – 31 de julho e 1º de agosto
Saiba mais sobre o Concurso PRF: Último edital é prorrogado até 2025!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais