Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso Rioprevidência: Após decreto do governador, edital está confirmado!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 jun 2020

Mesmo com o decreto do governador bloqueando 9.500 cargos vagos, o concurso Rioprevidência (Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro) está confirmado.

BAIXE GRÁTIS: Raciocínio Lógico para Concursos!

Questões comentadas por professores especialistas e com ampla experiência em concursos públicos, APROVEITE!

Confirmação do concurso Rioprevidência

O novo concurso Rioprevidência está confirmado para 2020. A informação foi passada pela própria autarquia. De acordo com o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro, o decreto do governador Wilson Witzel, que bloqueia cerca de 9.500 cargos vagos, não impedirá o novo edital.

Essas vacâncias ocorreram durante o RFF (Regime de Recuperação Fiscal), ou seja, desde o ano de 2017. O bloqueio acontece em cargos da administração direta, autarquias e fundações do Estado.

Ao todo, o Rioprevidência teve 15 cargos bloqueados, sendo 12 cargos de Assistente Previdenciário (nível médio) e 3 cargos de Especialista em Previdência Social (nível superior).

Dessa maneira, é explicado pela autarquia que o certame segue confirmado, no entanto, o número de vagas deve mudar. Ao todo, a seleção teve 41 vagas autorizadas, sendo 18 vagas para o cargo de Assistente Previdenciário e 23 vagas para a carreira de Especialista em Previdência Social.

“Há possibilidade de mudança no quantitativo de vagas ofertadas em virtude do bloqueio de cargos operacionalizado”, informou a autarquia.

Com o bloqueio, é possível que o novo edital conte agora com 06 vagas de Assistente e 20 vagas de Especialista. Entretanto, o número definitivo ainda não foi revelado.

Concurso Rioprevidência pode ter formação de cadastro reserva

Foi informado pelo presidente do Rioprevidência, Sérgio Aureliano, que apesar da autorização para 41 vagas, a ideia era que o certame tivesse 120 vagas. No entanto, isso não foi possível devido ao Regime de Recuperação Fiscal.

“A gente precisaria mesmo de umas 120 vagas, mas como estamos no Regime de Recuperação Fiscal, eu só posso colocar a substituição pela vacância ou pedido de demissão”, disse o presidente.

Entretanto, de acordo com o presidente da autarquia, a ideia é concluir o certame e depois solicitar mais vagas. Dessa maneira, mais candidatos aprovados poderão ser chamados, durante o prazo de validade da seleção, que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

“A ideia é fazer o concurso e depois, por exemplo, se tiver mais dez vagas, mais 15 vagas, a gente vai fazer um novo processo e convocar estas pessoas dentro do prazo da seleção. O novo processo seria para aumentar o número de vagas e, logicamente, chamaríamos os classificados”, salientou o presidente.

Sobre o déficit de servidores, foi esclarecido pelo presidente que, em fevereiro, a autarquia contava com 52 cargos vagos. O aval concedido pelo governador visava suprir, inicialmente, 41 vagas.

Mediante o bloqueio de 15 cargos, é possível que o certame tenha 26 vagas (menos 15 vagas do aval de 41 vagas) ou 37 vagas (menos 15 vagas de um total de 52 cargos vagos).

“Estamos precisando urgentemente suprir essa vacância”, salientou o presidente.

O projeto básico do concurso Rioprevidência já está pronto, mas o edital está na dependência da definição da banca organizadora. Após a assinatura do contrato com a empresa, o certame será aberto.

As próximas etapas do concurso Rioprevidência, são:

  • Conclusão do processo de definição da banca organizadora;
  • Publicação do nome da banca organizadora;
  • Assinatura do contrato entre a banca e a autarquia;
  • Elaboração do edital;
  • Publicação do edital de abertura.
Saiba mais sobre o Concurso RioPrevidência: Após o fim da suspensão, edital poderá ofertar 41 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais