Concurso Seduc RS: Pedido de edital tramita desde março!

icone calendario 06 nov 2020

Pedido para abertura do concurso Seduc RS segue no governo estadual desde Março, segundo confirmação da Assessoria Jurídica.

Pedido autorização Seduc RS 

Ainda não é possível confirmar uma data para abertura do concurso da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc RS), mas o  pedido de autorização já está prosseguindo.

Essa informação foi confirmada pela Assessoria Jurídica da secretaria. Durante uma reunião solicitada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, realizada no início de setembro, a seleção foi tema de pauta.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio Grande do Sul?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio Grande do Sul

Na reunião, Josias Nunes, coordenador da Assessoria Jurídica, disse que o pedido foi formalizado em março. Essas informações foram divulgadas pelo CPERS, sindicato que representa  os professores do ensino público do Rio Grande do Sul.

Apesar de não ter uma autorização oficial por parte do Governo Estadual, o certame para a Secretaria de Educação foi proposto em 2019 pelo Ministério Público e um projeto presume sua abertura até 2021.

Devido a pandemia do novo Coronavírus, é provável que o edital demore mais tempo para sair. Para que alunos não sejam prejudicados enquanto o concurso não acontece, a categoria realizou um pedido de renovação de contratos temporários.

Edital poderá contemplar o magistério e outros cargos

De acordo com as informações do CPERS, na declaração sobre o concurso Seduc Rs é citado apenas as carreiras de magistério. Porém, a possibilidade de que no próximo edital seja considerado cargos de apoio administrativo, não é descartada. 

“Para suprir necessidade de professores, especialistas e servidores na Rede Pública Estadual de Ensino, a partir do ano letivo de 2021, o Poder Executivo realizará concurso público, após estudo de viabilidade.”

A citação acima está na emenda aprovada para projeto de lei 392/2019, que concedeu a contratação temporária de mais de 5 mil professores até o final de 2020. Entretanto, a Seduc RS ainda não divulgou o total de vagas e cargos que serão concorridos no concurso público para efetivos.

Segundo Helenir Aguiar Schürer presidente do CPERS , a justificativa para não ter ocorrido o concurso até o momento é devido a pandemia.

Por esse motivo a categoria solicitou a prorrogação dos contratos temporários, até que os efetivos sejam nomeados.

Vale destacar que, ocorrendo a autorização do Governo Estadual, nada impossibilita para que os preparativos do próximo edital sejam iniciados.

Afinal de contas, todos os processos desde formação de uma comissão até a abertura do edital, podem demorar alguns meses.

Saiba mais sobre o Concurso Seduc RS: Pedido de edital tramita; vagas para Educação!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais