Concurso Seeduc RJ: Secretaria informa a contratação de temporários!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 11 fev 2020

Mediante a falta do concurso Seeduc RJ (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro) e o início do ano letivo, órgão informou que irá contratar professores temporários para suprir parte do déficit na rede de ensino.

Contratação de professores temporários na Seeduc RJ

O ano letivo da rede pública de Educação do Rio de Janeiro, começou no dia 10 de janeiro de 2020. Para suprir a vacância de professores, a Secretaria de Estado de Educação pretende realizar novos processos seletivos para contratação de temporários.

Em nota divulgada à imprensa, a pasta informa que contratará temporariamente docentes que não são da rede para também ajudar a eliminar qualquer possível falta de profissionais. Segundo a secretaria, no início do ano passado, mais de 101 mil aulas deixaram de ser ofertados por déficit de professores.

O objetivo da atual gestão, é que os cerca de 700.000 alunos matriculados tenham a grade de docentes completa em todas as escolas. Para isso, a estratégia momentânea da Seeduc RJ é investir nas Gratificações por Lotação Prioritária (GLPs).

Em outras palavras, os professores são pagos para exercer hora extra à jornada estabelecida em seus contratos. A secretaria, cadastrou mais de 13.000 professores com carga horária disponível para receber GLPs.

Para isso, estão sendo investidos R$ 140 milhões. Desta maneira, a Seeduc RJ pretende suprir o déficit existente com os professores da própria rede.

Também será permitido pela pasta, que coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais recebam GLPs. Assim, ampliem sua carga horária para ministrar aulas em suas disciplinas de ingresso e habilitação.

“Neste ano letivo, os estudantes vão se deparar com uma realidade diferente. Em 2019 muitas ações foram realizadas e, neste ano, mais investimentos serão feitos para melhorar a qualidade de ensino e infraestrutura das escolas. A educação sempre foi prioridade deste Governo e vamos confirmar este compromisso”, relatou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Foi informado pela Assessoria de Imprensa da secretaria, que um novo concurso Seeduc RJ para efetivos segue em tramitação, mas ainda não existe um mês exato de quando será aberto.

Sindicato cobra novo concurso Seeduc RJ

O coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Alex Trentino, detalhou sobre a necessidade imediata da realização do concurso Seeduc RJ para efetivos.

“O sindicato acha que é uma necessidade imediata do governo fazer concurso para suprir as carências dos professores que se aposentam e falecem. Enfim, há uma carência enorme em várias disciplinas, já que estamos há sete ou oito anos sem abertura de concurso público. Então, essa seleção é urgente e necessária”, disse o coordenador.

Ainda foi ressaltado por Trentino, que o sindicato realiza diversas audiências com o governo, em que apresenta essa carência de profissionais. Segundo o coordenador, a resposta do secretário Pedro Fernandes é que no momento, este trâmite precisa de aprovação da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado, devido ao Regime de Recuperação Fiscal.

No momento, conforme os dados do sindicato, o maior déficit de profissionais está localizado nos municípios da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo) e na Grande Rio (São Gonçalo e Itaboraí).

De acordo com o diretor do Sepe-RJ, as disciplinas com maior defasagem de professores são em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Física. Dessa maneira, Trentino apontou a urgência para contratação efetiva de novos profissionais.

“Nós defendemos a abertura de concurso para todas as funções escolares, inclusive no magistério. Dentro da rede estadual, há muitos anos não é feito concurso para merendeira. O último concurso que teve para inspetor de alunos, acho que foi em 2011. Merendeira hoje é um cargo quase que extinto, só tem terceirizados. Faltam porteiros e isso é um problema grave no Rio de Janeiro, visto que a questão da segurança é muito grave no estado. Isso é urgente”.

Uma boa notícia, é que o concurso Seeduc RJ conta no Plano Plurianual do Rio de Janeiro. A reserva no PPA é um indicativo que o certame está previsto até o ano de 2023, mas depende do aval do chefe do Estado.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais