Pesquisar no blog

Concurso Sejus ES: Edital continua com previsão para este ano

Iago Almeida

icone calendario 19 fev 2021

Os preparativos para o novo concurso Sejus ES , em 2021, estão mantidos. A informação foi confirmada pela própria Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo, após rumores de que o concurso seria cancelado.

Os rumores surgiram após a publicação do decreto 4818 R , que suspende a realização de concursos no Espírito Santo este ano. Entretanto, os órgãos podem pedir exceção ao decreto, encaminhando uma solicitação à Comissão de Melhoria de Eficiência e Racionalização dos Gastos Públicos (CMERGP).

Divulgado em 11 de fevereiro, o decreto vai contra o que é estabelecido no Orçamento Estadual, que prevê a realização de diversos concursos em 2021, entre eles o da Secretaria de Justiça ES.

Por meio de sua Assessoria de Imprensa, a secretaria disse que os preparativos para o novo concurso estão mantidos e que fará de tudo para que ele aconteça ainda este ano.

“A Secretaria da Justiça (Sejus) informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definidos o quantitativo de vagas, cargos e salários. A pasta irá realizar os trâmites administrativos para viabilizar a realização do concurso público previsto para o ano corrente, considerando a demanda para reforço de equipe”, afirmou.

Último concurso Sejus ES

O último concurso para efetivos da Secretaria de Justiça do Estado foi realizado em 2012 e, de lá pra cá, a pasta viu o número de cargos vagos aumentar nas unidades penitenciárias, o que preocupa a secretaria.

Na época, foram 500 vagas, sendo 250 foram para Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e 250 para Agente Penitenciário.

O então governador Paulo Hartung chegou a autorizar uma nova seleção para efetivos no ano de 2018, mas o edital não chegou a ser publicado. Seriam 200 vagas para Inspetor Penitenciário. Na época, o salário inicial era de R$2,7 mil para a oferta, com ensino médio completo.

Outros seis concursos estão previstos para 2021 no Espírito Santo: para a Secretaria de Fazenda (Sefaz ES), Polícia Civil (PC ES), Polícia Militar (PM ES), Secretaria de Educação (Sedu), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Ieses) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Última seleção para temporários

Após enfrentar perdas e ver os cargos vagos subirem, a Secretária de Estado de Justiça do Espírito Santo realizou um processo seletivo para temporários no final de 2019. Foram 100 vagas para as regiões da Grande Vitória e Aracruz.

Outros candidatos, que estavam na reserva, foram convocados dentro do prazo de validade, no decorrer dos meses. Os requisitos para participar eram: ter o ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), idade de 18 a 30 anos, e para a prova de condicionamento físico, estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

A banca organizadora escolhida para o concurso foi a Fundação Vunesp. Os concorrentes foram avaliados por seis etapas, sendo:

  • 1ª. Fase: Prova Objetiva;
  • 2ª. Fase: Prova de Condicionamento Físico;
  • 3ª. Fase: Exame de Saúde;
  • 4ª. Fase: Prova de Aptidão Psicológica;
  • 5ª. Fase: Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada;
  • 6ª. Fase: Curso de Formação.

A prova objetiva contou com 50 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades) e 20 de Conhecimentos Específicos (Direitos Humanos, Lei nº 7.210/84 – Lei de Execução Penal, Lei Complementar Estadual n.º 46/94, Lei n.º 9.455/97: Define os Crimes de Tortura).

Saiba mais sobre o Concurso Sejus ES: Edital publicado. 600 vagas para Inspetor Penitenciário!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais