Concurso Senado Federal: Após revogar comissão; publicação do edital está mantido!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 28 ago 2020

Em nota, foi afirmado pela Casa que o novo concurso Senado Federal está mantido e que ainda não definiu a banca organizadora. Confira!

Novo concurso Senado Federal está mantido

Mediante a pandemia da Covid-19, a comissão organizadora responsável pelos trâmites do concurso Senado Federal foi revogada. Porém, isso não anula a autorização para preenchimento de 40 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Quer Receber Todas as Novidades do Senado?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do Senado

Em nota, o Senado Federal confirmou que o certame está mantido. Entretanto, a divulgação do edital e a realização das provas dependem de uma melhora na situação da pandemia.

“O referido ato torna sem efeito, tão somente, a comissão examinadora criada para a elaboração do concurso para admissão aos quadros funcionais da Casa e formação de cadastro de reserva. Contudo, não revoga a realização do certame (concurso), que continua mantido, conforme estabelece o Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019”.

No dia 26 de agosto, o Cebraspe informou que tinha sido definido para organizar a seleção do Senado Federal. De acordo com informações da banca, o resultado do chamamento público foi publicado no mês de junho.

Também foram classificados e estavam na disputa as bancas organizadoras FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Instituto IDECAN. Por sua vez, o Cebraspe apresentou a melhor proposta e foi declarado vencedor.

Em nota, a empresa informou que está preparada para aplicar as provas em 2020 ou 2021, em qualquer data definida pelo Senado Federal.

No entanto, a Assessoria de Imprensa do Senado Federal não confirmou que o Cebraspe tenha sido escolhido. Apenas informou que a contratação da banca organizadora não foi realizada.

“O Senado Federal não fez qualquer contratação de banca para realização do concurso público autorizado pelo Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019. Quaisquer decisões sobre o futuro concurso serão tomadas quando houver instituição de nova comissão examinadora”.

Ainda foi reiterado pelo órgão, que a decisão de revogar a comissão organizadora foi motivada pelas questões orçamentárias decorrentes da pandemia da Covid-19. E pela possibilidade de alocação prioritária de recursos, para adoção de medidas de prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

Cronograma do concurso Senado Federal passa por revisão

Por causa da suspensão da comissão organizadora, o cronograma do concurso Senado Federal passa por revisão. Através da Assessoria de Imprensa, foi informado pelo órgão que leva em consideração o atual cenário de pandemia. Além da segunda dos candidatos na realização das provas.

“O Senado Federal renova ainda a preocupação com o fato de existir insegurança sanitária para a realização presencial do exame, uma vez que, pela consequente aglomeração, não há garantias da integridade à saúde dos candidatos e fiscais nos locais de aplicação das provas”.

Ainda foi complementado pela Casa: “O Senado Federal vai continuar a analisar o atual cenário da pandemia e as disponibilidades orçamentárias que possam restringir as nomeações, de modo a definir o melhor momento para dar continuidade ao processo seletivo”.

A expectativa é que o novo edital do certame seja divulgado apenas na gestão do novo presidente do Senado Federal. Como informa o policial legislativo federal, Júlio Pontes.

“Como o mandato do presidente vai até final de janeiro, eu acredito que até janeiro não tenhamos notícias positivas sobre o concurso. Durante o mandato do Davi Alcolumbre, nada mais anda”, relatou o policial legislativo.

Saiba mais sobre o Concurso Senado Federal: Autorizadas 40 vagas para médio e superior!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais