Concurso Senado Federal: Banca organizadora definida e pronta para aplicar as provas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 27 ago 2020

A banca organizadora do concurso Senado Federal foi definida. Inclusive, a empresa disse estar pronta para aplicar as provas em 2020 ou 2021. Confira!

Banca organizadora do concurso Senado Federal

Foi confirmada a escolha da banca organizadora que será responsável pela execução do novo concurso Senado Federal, sendo o Cebraspe. A definição ocorreu no mês de junho, também estiveram na disputa as empresas FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o Instituto IDECAN.

Quer Receber Todas as Novidades do Senado?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do Senado

Em nota, a banca organizadora informou que está pronta para aplicar as provas do certame em 2020 ou 2021, a depender da data estipulada pelo órgão.

“O Cebraspe participou da audiência pública para o concurso do Senado Federal, apresentou proposta e a Comissão do Senado informou às bancas, em junho, de que o Cebraspe foi o vencedor, por técnica e por preço, e que encaminharia o resultado para a homologação das autoridades competentes do Senado. Estamos preparados para aplicar o certame em 2020 ou em 2021, em qualquer data definida pelo Senado Federal”.

O concurso Senado Federal tem autorização para realizar seleção com oferta de 40 vagas destinadas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 34.000,00 mais benefícios.

A definição da banca organizadora do certame foi iniciada no mês de maio. De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Casa, foram recebidas propostas de oito empresas, sendo elas:

  • Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe);
  • Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN);
  • Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social (IMAIS);
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • FUNRIO – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Após a primeira análise, três bancas organizadoras foram classificadas: Cebraspe, FGV e IDECAN.

Mediante um estudo feito de requisito jurídico, técnico e financeiro, o Cebraspe foi escolhido como a organizadora responsável.

Avaliações do concurso Senado Federal

Foi confirmado no projeto básico do concurso Senado Federal, que as provas objetivas serão realizadas em todas as 26 capitais dos estados e no Distrito Federal.

De acordo com o projeto básico, as provas objetivas e as provas discursivas serão aplicadas dois meses após a divulgação do edital de abertura.

Conforme informações do projeto básico, os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:

  • Policial Legislativo: prova objetiva, prova discursiva, exame de sanidade física e mental, teste de aptidão física, exame psicotécnico, sindicância de vida pregressa e investigação social, prova de títulos;
  • Analista Legislativo: prova objetiva, prova discursiva, prova prática (para especialidade de Registro e Redação Parlamentar), prova de títulos;
  • Advogado: prova objetiva, prova discursiva, prova oral e prova de títulos.

Ocorrerá ainda perícia médica e procedimento de heteroidentificação para candidatos inscritos com deficiência e concorrentes autodeclarados negros, respectivamente.

A banca organizadora contratada será responsável por receber as inscrições do concurso Senado Federal e aplicar as etapas, como provas objetivas.

Saiba mais sobre o Concurso Senado Federal: Autorizadas 40 vagas para médio e superior!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais