Pesquisar no blog

Concurso Senado Federal: Propostas enviadas pelas bancas organizadoras estão em análise!

icone calendario 02 jul 2020

Foi informado pela Assessoria de Imprensa do concurso Senado Federal, que as propostas das oito bancas organizadoras estão sendo analisadas.

Análise das propostas das bancas do concurso Senado Federal

Com previsão de ser concluída no mês de junho, a definição da banca organizadora do concurso Senado Federal ainda está em andamento.

Segundo informações do presidente da comissão organizadora, Roberci Ribeiro, o processo seria concluído no primeiro semestre de 2020.

Entretanto, a Casa ainda analisa as propostas de oito bancas organizadoras para realização do certame com oferta de 40 vagas para os níveis médio e superior. O atraso foi justificado pela Assessoria de Imprensa do Senado Federal, que a documentação recebida está em análise.

“Após a avaliação de todos os documentos, a Comissão Examinadora definirá, a partir de critérios jurídicos, técnicos, econômico-financeiros e fiscais, qual a instituição apresenta melhores condições de realizar o concurso. Não há um prazo definido para essa análise”, informou a Assessoria de Imprensa.

Foi informado pelo Senado Federal, que recebeu propostas de oito bancas organizadoras, sendo elas:

  • Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos);
  • Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego;
  • Instituto AOCP;
  • IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação);
  • IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional);
  • IMAIS (Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social);
  • FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • FUNRIO (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

As bancas organizadoras são empresas ou instituições contratadas pelos órgãos públicos para ficarem responsáveis pelas etapas do concurso , incluindo o recebimento de inscrições dos candidatos e a aplicação da prova objetiva.

Data do edital será definida com a banca organizadora

De acordo com informações do Senado Federal, as datas de divulgação do edital de aplicação das provas serão definidas após a escolha da banca organizadora. Com a contratação da empresa e do controle da Covid-19, o órgão irá formular o cronograma.

“Após a definição da instituição organizadora, o processo de contratação ainda será instruído. Somente após a formalização do contrato e o controle da situação epidemiológica decorrente dos quadros de infecção humana pelo Novo Coronavírus (SARS-COV2) é que teremos condições de anunciar o cronograma estimado do concurso”.

Segundo o presidente da comissão organizadora, o ideal seria concluir o concurso Senado Federal em 2020. Isso porque, a lei orçamentária prevê o provimento de 40 candidatos aprovados. Para Roberci Ribeiro, não há como saber se essa reserva também constará no Orçamento de 2021.

De acordo com Ribeiro, é possível estabelecer pretextos que garantam o distanciamento entre os concorrentes para a realização das provas.

“Talvez você tenha que estabelecer critérios, como menos pessoas nas salas e intervalo maior entre as cadeiras. O Senado tem hoje uma demanda de pessoal muito grande”, afirmou. Apesar da lotação dos aprovados ser em Brasília/DF, no Senado Federal, as provas devem ser realizadas em todas as capitais brasileiras.

Mediante a crise causada pela Covid-19, para Roberci Ribeiro, ainda não é possível publicar o edital do concurso Senado Federal. Apesar disso, os preparativos internos para a abertura do certame com 40 vagas continuam em andamento.

“Depois que conseguir o valor e identificar a instituição a ser contratada, terá o trâmite ordinário de contratação da Casa. É preciso submeter a proposta ao Comitê de Contratação, à Diretoria-Geral e à avaliação da Primeira-Secretaria e do presidente do Senado. Têm ainda uns caminhos até anunciar quando o edital sairá”, salientou Ribeiro.

Saiba mais sobre o Concurso Senado: Edital publicado. 1.014 vagas. Até R$ 33,4 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais