Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso Senado Federal: Três bancas organizadoras estão habilitadas no processo licitatório!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 07 jul 2020

Foi confirmado pela Casa, que três bancas organizadoras estão habilitadas no processo licitatório para definir a empresa responsável pelo concurso Senado Federal.

Bancas organizadoras do concurso Senado Federal

É realizado pelo Senado Federal, o processo de escolha da banca organizadora do seu novo concurso com 40 vagas. Foi confirmado pela Assessoria de Imprensa, que três empresas foram classificadas na primeira etapa, sendo elas:

  • Cebraspe;
  • FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • Instituto IDECAN.

A banca organizadora contratada será responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas.

Foi concluído pela comissão examinadora, a análise das propostas técnicas recebidas de oito bancas organizadoras interessadas em organizar o concurso Senado Federal. Após o exame dos requisitos jurídicos, técnicos, econômico-financeiros e de regularidade fiscal e trabalhista, três instituições foram habilitadas.

“Para a assinatura do contrato, serão observadas as normas procedimentais estabelecidas pelo Ato da Diretoria-Geral nº 9/2015, que estabelece o Regulamento de Compras e Contratações do Senado Federal, e a assinatura do contrato somente ocorrerá após a deliberação das autoridades competentes”.

Em razão da Covid-19 e da atual crise econômica, o Senado Federal não informou um prazo para a publicação do edital do certame .

“Considerando a crise de saúde pública atual e o rito procedimental para formalização do contrato, não há previsão para publicação do Edital de Abertura”, informou Roberci Ribeiro, presidente da comissão examinadora.

Ainda conforme Ribeiro, o ideal seria concluir o concurso Senado Federal em 2020. Uma vez que a lei orçamentária prevê o provimento dos 40 candidatos aprovados. Para ele, não há como saber se essa reserva também constará no Orçamento de 2021.

Concurso Senado Federal tem alta concorrência

Foi destacado pelo presidente da comissão examinadora, a alta concorrência no concurso Senado Federal. A estimativa é que cerca de 100.000 pessoas se inscrevam no certame. Para conseguir a aprovação, é ressaltado por Ribeiro que é necessário esforço e dedicação individuais.

“O concurso do Senado Federal, apresenta um histórico de alta concorrência e, portanto, o candidato precisa ser capaz de manter o seu foco e ter um alto nível de disciplina e de comprometimento com a realização desse objetivo. Encontramos várias histórias de superação e de determinação de pessoas que, embora desacreditadas por muitos, envidaram esforços e conseguiram lograr aprovação no concurso e a tão sonhada nomeação”.

Também foi destacado por Ribeiro, que o conteúdo programático passou por reformulação, desde o último concurso realizado pelo Senado Federal, inclusive com a inclusão de novas disciplinas.

Dessa maneira, Roberci recomenda que os candidatos “busquem ampliar seu conhecimento com as disciplinas e questões pertinentes à carreira pretendida”.

De acordo com Ribeiro, é possível estabelecer pretextos que garantam o distanciamento entre os concorrentes para realização das provas. Mesmo em meio à pandemia da Covid-19.

“Talvez você tenha que estabelecer critérios, como menos pessoas nas salas e intervalo maior entre as cadeiras. O Senado tem hoje uma demanda de pessoal muito grande”, relatou Ribeiro. Apesar da lotação dos aprovados ser em Brasília/DF, no Senado Federal, as provas devem ser realizadas em todas as capitais brasileiras.

Saiba mais sobre o Concurso Senado Federal: Autorizadas 40 vagas para médio e superior!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais