Concurso SUSAM: Comissão organizadora é definida para elaborar edital!

icone calendario 10 dez 2020

Secretaria de Saúde do Amazonas forma comissão especial para dar início aos preparativos do novo concurso Susam para efetivos.

Novo concurso Susam 

Devido ao déficit de servidores efetivos, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) iniciou os preparativos da nova seleção . A comissão organizadora do concurso já foi formada.

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, a comissão especial será responsável por realizar estudos e levantamentos necessários para realização do certame Susam. O grupo é composto por 11 servidores da Saúde.

Eles deverão se reunir uma vez por semana na sede da Susam, de preferência às quintas-feiras, para discutir as propostas. A comissão terá duração de quatro meses, concluindo os trabalhos até 31 de março de 2021, entretanto, com possibilidade de prorrogação.

Ao terminar o prazo, com a conclusão das atividades, deverá ser emitido um relatório detalhado. O projeto de edital deve ser elaborado durante esse período. O que será fundamental para o processo de escolha da banca organizadora da seleção , responsável por aplicar as provas.

A urgência para realização do novo certame Susam já foi apontada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). O órgão recomendou a contratação de servidores efetivos para a Secretaria do Estado de Saúde.

Em janeiro, o MP fez um requerimento para que o governo estadual apresentasse um prazo para um novo edital do certame Susam.

O órgão reconheceu a gravidade dos problemas no setor e a necessidade de medidas para que os serviços prestados à população não sofram paralisação.

 De acordo com a nota publicada pelo MP “(…) o MPAM espera que Governo do Estado demonstre como se dará a execução do plano de contratação direta de funcionários para o aludido setor, ao tempo em que deverá apresentar, inclusive, prazo para que seja realizado concurso na área”.

Em julho, foi a vez do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE AM) recomendar à diretoria do Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, em Adrianópolis, Manaus, a realização do concurso Susam para reposição de pessoal no lugar de terceirizados. 

A unidade hospitalar é mais uma das vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado. A recomendação foi dada por meio do processo de prestação de contas anual do hospital, divulgado no Diário Oficial.

A nova seleção para Susam deve ser direcionada para recompor o quadro de pessoal efetivo dos hospitais e fundações estaduais de Saúde do Amazonas.

Último concurso

Este ano, a Secretaria de Saúde do Amazonas realizou contratações temporárias pela pandemia do novo Coronavírus. Mas, a última seleção Susam AM para efetivos foi realizada em 2014. Foram ofertadas 11.646 vagas para todos os níveis de escolaridade.

No total, foram 3.305 oportunidades para nível fundamental completo e incompleto, 5.247 para o médio e 3.094 para nível superior. Os salários, na ocasião, foram de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45 mensais.

A contratação dos aprovados ocorreu pelo regime estatutário, o que garante a de estabilidade empregatícia. A banca organizadora responsável pelo certame foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Já os candidatos, foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação aconteceu na capital, Manaus, e em outros 61 municípios do estado. As questões foram cobradas conforme o nível de escolaridade do cargo, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Conhecimentos Específicos;
  • Princípios e Organização do SUS.

A validade da seleção foi de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. As oportunidades foram para agente administrativo, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, técnico de radiologia, auxiliar de laboratório, assistente social, enfermeiro, psicólogo, entre outros cargos.

Saiba mais sobre o Concurso Susam: Ministério Público exige prazo para novo edital!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais