Concurso SUSIPE PA: Edital ofertará 1.646 vagas; banca organizadora será definida em outubro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 14 ago 2020

O novo concurso SUSIPE PA (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará) irá ofertar 1.646 vagas no cargo de Agente Penitenciário, banca organizadora será escolhida em outubro.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Pará?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Pará

Banca organizadora do novo concurso SUSIPE PA

É preparado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará, um novo concurso SUSIPE PA com 1.646 vagas. As oportunidades serão no cargo de Agente Penitenciário, função que exige apenas o nível médio de formação. O salário inicial será de R$ 2.669,70.

O quantitativo de vagas está confirmado no projeto básico do certame , o documento também é conhecido como termo de referência e funciona como um espelho para o edital.

O projeto básico conta com informações importantes como vagas, cargos, salários, taxa de inscrição e estrutura de provas. De acordo com o documento, até 30% das vagas poderão ser reservadas para o sexo feminino, em razão da necessidade de atuação na revista.

Porém, não existe reserva de vagas para pessoas com deficiência, em virtude das atribuições e especificidades do cargo.

O projeto básico é usado no processo de escolha da banca organizadora do concurso. A licitação está marcada para acontecer no dia 01 de outubro de 2020, conforme aviso publicado no Diário Oficial do Estado.

Porém, as bancas organizadoras interessadas já podem encaminhar suas propostas de preços para ficar à frente do certame . Segundo o projeto básico do edital, a taxa de inscrição terá o valor máximo de R$ 86,66.

A expectativa é que a seleção tenha 11.939 candidatos inscritos. O novo concurso SUSIPE PA foi anunciado no mês de fevereiro, pela Secretaria de Estado de Administração e Planejamento (Seplad). É informado pela pasta, que o governo do Pará tem mais de 10 concursos previstos para 2020 e não descartou o edital de Agente Penitenciário.

Ainda foi confirmado pela Secretaria, que mesmo com a pandemia da Covid-19, os preparativos se mantiveram em andamento. Inclusive, a comissão organizadora foi formalizada no dia 05 de agosto de 2020.

Etapas avaliativas do concurso SUSIPE PA

Segundo informações do projeto básico, o concurso SUSIPE PA será composto por cinco etapas, sendo elas:

  • Avaliação de Conhecimentos (Prova Objetiva e Discursiva);
  • Avaliação Psicológica;
  • Exame Médico;
  • Prova de Aptidão Física;
  • Investigação de Antecedentes Pessoais.

As disciplinas e maiores detalhes das etapas serão confirmados posteriormente. As provas objetivas, provas discursivas, a avaliação psicológica, o exame médico e as provas de aptidão física serão aplicadas nos seguintes polos: Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Já a etapa de investigação para verificação de antecedentes pessoais ocorrerá na cidade de Belém/PA. Os candidatos aprovados ainda serão submetidos ao curso de formação profissional, o qual será realizado na cidade de Marituba, região metropolitana de Belém.

O certame será realizado devido ao planejamento de ativação de 08 novas unidades penitenciárias, bem como considerando a necessidade de atender a demanda de 56 casas penais ativas.

Dessa maneira, foi realizado pela Secretaria a solicitação do concurso público para o provimento de vagas de Agente Penitenciário, visando o recurso humano para garantia da custódia dos presos. Os candidatos aprovados serão contratados pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.

Saiba mais sobre o Concurso SUSIPE PA: Formada comissão de licitação para definição da banca organizadora!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais