Concurso TCE RJ: Provas poderão abordar nova legislação!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 22 dez 2020

Após a retomada do edital, a banca organizadora anuncia possível mudança no conteúdo programático das provas objetivas do concurso TCE RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro).

⇒ Confira na íntegra o documento informando alterações nas provas do concurso TCE RJ! ⇐

Alteração no conteúdo das provas do concurso TCE RJ

Os candidatos inscritos no concurso TCE RJ, devem ficar atentos. No dia 21 de dezembro, a banca organizadora, Cebraspe, divulgou um comunicado sobre a possível alteração no conteúdo programático da prova.

Segundo informações do documento, agora, as avaliações poderão abordar as mudanças da legislação indicada no item 17 do edital de abertura, que trata sobre os objetos de avaliação (habilidades e conhecimentos).

No entanto, isso irá acontecer desde que essas mudanças tenham entrado em vigor até a data de publicação do edital retomada do certame , que foi divulgado no dia 16 de novembro.

Ainda é citado no comunicado, como exemplo as alterações promovidas no Regime Interno e na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por fim, é destacado no texto que a legislação que passou a vigorar após a publicação do edital de retomada, só será objeto de avaliação caso conste no item 17 do edital do concurso TCE RJ.

Provas do concurso TCE RJ

A avaliação dos candidatos será por meio de três etapas, sendo elas:

  • 1ª etapa: Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª etapa: Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 3ª etapa: Avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 06 de fevereiro de 2021. Já a prova discursiva, será realizada na data prevista de 07 de fevereiro de 2021.

A primeira etapa será dividida em duas partes: uma abrangendo Conhecimentos Básicos (P1) e outra de Conhecimentos Específicos (P2), sendo cada uma com 100 questões, totalizando 200 questões.

Na ocasião, todos os participantes inscritos terão, no máximo, 05 horas para resolver a avaliação.

A parte específica varia conforme a especialidade da vaga pleiteada. Já os Conhecimentos Básicos englobam as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Administração Pública;
  • Análise de Dados e Informações;
  • Auditoria Governamental;
  • Controle Externo;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 200,00 pontos. Sendo constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o comando a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Saiba mais sobre o Concurso TCE RJ: Edital é retomado; aplicação de provas será em fevereiro de 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais