Concurso TCM-RJ: Tribunal informa etapas avaliativas para Auditor!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 24 jan 2020

Em nota divulgada pela comissão organizadora do concurso TCM-RJ (Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro), é confirmadas as etapas avaliativas do certame para Auditores de Controle Externo.

⇒ Confira a nota que confirma as etapas avaliativas do concurso TCM-RJ! ⇐

Etapas avaliativas do concurso TCM-RJ

Foi confirmado pela comissão organizadora do novo concurso TCM-RJ, as etapas avaliativas do próximo edital para Auditores de Controle Externo. Em nota divulgada no portal do órgão, o grupo informa que o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro estima a realização em duas fases.

Os participantes serão submetidos às provas objetivas e provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Ambas serão realizadas no mesmo dia, porém em turnos diferentes. A prova objetiva, será composta por 100 questões.

Já a prova discursiva, poderão conter até três perguntas e um caso prático a ser respondido na forma de manifestação técnica e dentro da normal culta de Língua Portuguesa. Segundo informações da nota, o conteúdo programático irá considerar o perfil demandado pelas áreas técnicas do TCM-RJ.

Além das competências requeridas para os cargos. Para o Auditor de Controle Externo de livre formação, os trabalhos da comissão indicam demanda por conteúdos jurídicos e demais conhecimentos, como auditoria e controle externo.

Isto é, assuntos aderentes à atuação profissional e que contribuam com o exercício do controle sob ponto de vista técnico-gerencial e holístico. De modo, a ampliar as abordagens estritamente jurídico-formais.

Já para a carreira de Auditor de Controle Externo/Tecnologia da Informação, serão acentuados os conteúdos específicos da área. Por fim, a comissão organizadora do certame reconhece que alterações nessa estrutura poderão ser feitas até a divulgação do edital.

Ainda é ratificado na nota informativa da comissão, que a oferta do concurso TCM-RJ serão 28 vagas para o cargo, sendo 23 vagas para livre formação (ou seja, nível superior em qualquer área) e 5 vagas para Tecnologia da Informação.

Para pleitear a uma vaga na especialidade de TI, será necessário ter graduação em Tecnologia da Informação. Também será possível ter nível superior em qualquer área acompanhado de certificado de curso pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área de TI de, no mínimo 360 horas.

De acordo com o setor de Recursos Humanos do TCM-RJ, o quantitativo de vagas ainda pode aumentar até a divulgação do edital. Uma vez, que poderão surgir novas oportunidades decorrentes de aposentadorias.

Próximo será a definição da banca organizadora

O próximo passo para a abertura do concurso TCM-RJ, será a contratação da banca organizadora. Uma vez, que a instituição escolhida fica responsável por receber as inscrições da seleção e aplicar as etapas avaliativas, como as provas objetivas e provas discursivas.

Para isso, o órgão ainda precisa finalizar o projeto básico do certame. Esse documento, também conhecido como termo de referência, funciona como um espelho para o edital. Ele apresenta dados importante, como vagas, cargos, requisitos, etapas e salários.

Quando finalizado, o projeto básico é disponibilizado a bancas organizadoras no processo de licitação. Foi informado pelo setor de Recursos Humanos do tribunal, que a etapa de elaboração do documento costuma ser mais demorada.

Isso porque, o projeto básico deve ser desenvolvido com cuidado para que não haja equívoco e, consequentemente, problemas em etapas mais avançados do concurso.

Ainda segundo o departamento de RH, a definição da banca organizadora deverá se feita por meio de dispensa de licitação. O que acaba tornando o processo de contratação mais ágil.

Sendo assim, caso os trâmites ocorram de forma rápida, é possível que o edital do concurso TCM-RJ seja divulgado no primeiro semestre de 2020.

Saiba mais sobre o Concurso TCM RJ: Preparativos do novo edital são retomados!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais