Concurso TCM SP: Entidades enviam carta solicitando criação de novos cargos efetivos!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 out 2020

Entidades enviaram uma carta aberta cobrando a criação de novos cargos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo, que serão preenchidos através do concurso TCM SP.

⇒ Confira na íntegra a carta aberta solicitando a criação de novas carreiras no TCM SP! ⇐

Novos cargos no concurso TCM SP

Entidades enviaram uma carta aberta aos candidatos a Prefeito e Vereador no município de São Paulo, para solicitar a criação de novos cargos efetivos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

É solicitado no documento, a instituição das carreiras técnicas de Conselheiro Substituto e de Procurador do Ministério Público junto ao TCM SP. O ingresso de ambos os cargos, seria por meio do novo concurso TCM SP.

Quer Receber Todas Oportunidades para Concursos de Tribunais?

Receba em seu e-mail todas as movimentações de Concursos para Tribunais

A carta foi assinada pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo, Procuradores de Contas e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas brasileiros, em conjunto com a Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP).

Atualmente, em caso de substituição dos Conselheiros titulares (por férias, licenças ou afastamentos) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, um servidor é escolhido pelo prefeito a partir de uma lista preparada pelo órgão. Essa situação diverge de todos os outros Tribunais de Contas brasileiros.

Por isso, as entidades cobram a criação de conselheiros substitutos, aprovados em certame , para substituir os membros nos casos de vacância. Uma vez que, suas funções não devem ser exercidas por outro agente público que não tenha o conhecimento da carreira.

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo também não possui o órgão constitucional ‘Ministério Público de Contas’. Entre as atribuições desse órgão estão: participar das sessões de julgamento, manifestar-se em processos de controle externo, interpor recursos previstos em lei.

Além de instaurar procedimentos investigatórios, requisitar documentos, firmar Termos de Cooperação com os demais órgãos de controle e ramos do Ministério Público, acompanhar a cobrança judicial e pleitear medidas cautelares.

É previsto na Constituição Federal a existência de um Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas, dotado de estrutura própria.

“Para modificar essa realidade e atualizar o TCMSP ao modelo pátrio é necessário (..) reservar vagas no Plenário da Corte de Contas aos técnicos concursados oriundos das carreiras de Conselheiro Substituto e de Procurador do Ministério Público de Contas, a serem providas por meio de concurso público”, relata a carta aberta.

Nova-TCM-SP

Inscrições do concurso TCM SP

Excelente notícia para os interessados no concurso TCM SP, as inscrições serão reabertas. A informação foi confirmada no Diário Oficial de São Paulo, conforme o documento, o edital de reabertura será divulgado oportunamente.

Além do anúncio, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e banca organizadora, Fundação Vunesp, publicaram a estatística provisória de candidatos inscritos. Até o momento, foram 30.417 cadastros.

O destaque fica por conta do cargo de Auxiliar Técnico de Fiscalização, na especialidade de Suporte Administrativo, com 22.665 candidatos inscritos, por enquanto. Confira a relação parcial de candidatos inscritos por cargos:

  • Auxiliar Técnico de Fiscalização/Suporte Administrativo: 22.665 inscritos;
  • Auxiliar Técnico de Fiscalização/Tecnologia da Informação: 378 inscritos;
  • Agente de Fiscalização/Administração: 1.819 inscritos;
  • Agente de Fiscalização/Ciências Atuariais: 131 inscritos;
  • Agente de Fiscalização/Ciências Contábeis: 1.456 inscritos;
  • Agente de Fiscalização/Ciências Jurídicas: 1.959 inscritos;
  • Agente de Fiscalização/Engenharia Civil: 908 inscritos;
  • Agente de Fiscalização/Tecnologia da Informação: 592 inscritos.

Já sobre às provas do certame , a banca organizadora e o TCM SP ressaltaram que a realização irá continuar suspensa até que as autoridades sanitárias e governamentais divulguem os procedimentos para a continuidade do concurso.

Vale ressaltar, que as avaliações, inicialmente previstas para o mês de abril, foram suspensas um mês antes devido ao Decreto Municipal nº 59.283, que declarou situação de emergência no município devido à pandemia da Covid-19.

Saiba mais sobre o Concurso TCM SP: Inscrições serão reabertas; remuneração de até R$ 18 mil!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais