Pesquisar no blog

Concurso TCU: Banca para Auditor será oficializada!

icone calendario 11 out 2021

Notícias para os concurseiros que aguardam o concurso TCU ! A banca organizadora do processo seletivo foi escolhida e deverá ser oficializada em breve, o que indica que o edital pode sair em seguida.

O novo concurso do Tribunal de Contas da União já escolheu a banca organizadora que estará à frente da seleção, sendo ela a FGV (Fundação Getúlio Vargas). A organizadora deverá cuidar do processo de inscrições e da aplicação das etapas avaliativas do certame.

Além disso, outras duas bancas também disputavam a posição, sendo o Cebraspe, organizador do último certame do Tribunal, e o Idecan. No entanto, a escolhida foi a FGV, e o anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias. Com isso, o edital pode ser publicado em breve!

Vagas, cargos e remunerações

Ainda que o edital do concurso TCU ainda não tenha sido aberto, muitas das informações acerca do processo seletivo já podem ser conhecidas por meio do projeto básico, que funciona como um espelho do documento oficial.

Sendo assim, a seleção oferta 20 vagas imediatas mais oportunidades para formação de cadastro reserva. Ademais, do total de vagas são 15 para ampla concorrência, 4 para pessoas negras e 1 para PcDs (pessoas com deficiências).

Além disso, as vagas são destinadas ao cargo de Auditor Federal de Controle Externo. Os aprovados contarão com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, e com remunerações de R$18.557,55.

Também é importante lembrar que as provas acontecerão em todas as capitais do país, mas que as lotações dos aprovados acontecerão apenas no Distrito Federal. O documento ainda prevê uma quantidade de 10 mil inscritos.

Concurso TCU: provas

De acordo com o projeto básico, o concurso do Tribunal de Contas da União contará com duas etapas avaliativas, sendo elas de provas objetivas e discursivas, que deverão acontecer no mesmo dia.

Além disso, os aprovados também passarão pelo Programa de Formação, que possui duração mínima de 120 horas e que será realizado no Distrito Federal.

Ademais, para a prova objetiva os candidatos deverão responder a questões sobre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, que no total somam 200 pontos.

Já para a prova discursiva, será necessário que os inscritos respondam a duas questões de Conhecimentos Gerais e uma de Conhecimentos Específicos em até 20 linhas cada, além de uma redação que poderá conter até 50 linhas.

Último concurso TCU

O último concurso TCU para a carreira de Auditor de Controle Externo aconteceu em 2015, quando foram ofertadas 66 vagas sob a organização do Cebraspe.

Além disso, durante a seleção os candidatos responderam a 200 questões sobre Conhecimentos Gerais (100) e Específicos (100). Na parte de Conhecimentos Gerais, as disciplinas presentes eram:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Raciocínio Analítico;
  • Matemática Financeira;
  • Noções de Estatística;
  • Controle Externo;
  • Direito (Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Penal);
  • Auditoria Governamental; e
  • Análises de Informações.

Ademais, os inscritos também realizaram uma avaliação discursiva, com duas questões de Conhecimentos Gerais, uma de Conhecimentos Específicos e uma peça de natureza técnica.

Saiba mais sobre o Concurso TCU: Edital publicado com 20 vagas para Auditor!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais