Pesquisar no blog

Concurso TJ AP: FGV será banca organizadora para o cargo de Juiz!

icone calendario 13 maio 2021

Ótima notícia! O concurso TJ AP já tem banca definida, é a FGV (Fundação Getúlio Vargas) quem ficará responsável por todas as etapas do certame. A decisão foi tomada na última quarta-feira, 12, e divulgada pelo Tribunal de Justiça do estado do Amapá.

“Na oportunidade, em questão de ordem levantada pela Presidência, ficou estabelecido que a FGV ficará responsável pelas provas escritas objetiva seletiva, discursiva e de sentenças e o Tribunal pela prova oral, curso de formação, sindicância da vida pregressa, investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico.” afirmou o TJ AP.

Edital concurso TJ AP confirmado

Inicialmente, o novo presidente do tribunal, desembargador Rommel Araújo, já havia confirmado a necessidade de um novo concurso TJ AP. Entre eles, o concurso direcionado aos Juízes também está previsto.

Confirmou o concurso de magistratura e comentou que precisam avaliar a real necessidade, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, pois não podem ultrapassar o número dentro do orçamento.

Ainda, conforme o próprio desembargador, disse que precisava apresentar toda a demanda ao Pleno Administrativo, pois quem aprova é o Pleno, e não a presidência.

Requisitos do concurso TJ AP

Para concorrer à carreira de Juiz Substituto, é necessário o curso de Direito e 3 anos de prática juríidica. Além disso, o salário inicial de um Juiz Substituto é de R$ 30.404,40.

Nesse sentido, o projeto básico do concurso público revela muitos detalhes importantes para o candidato, ele foi divulgado no Diário Oficial da Justiça Eletrônico.

Taxas de Inscrição

As taxas de inscrição para o concurso podem chegar a corresponder 1% do salário de Juiz, o máximo a ser cobrado será de R$ 304,04.

Entretanto, também haverá isenção de taxa, que pode ser feito por: CadÚnico, Portadores de Necessidades Especiais e Pessoas de Baixa Renda, Doadores de Sangue, Portadores de Necessidades Especiais Física, Auditiva e Visual.

O último concurso obteve 1.056 inscrições, segundo dados divulgados pelo próprio Tribunal.

Etapas do concurso

De acordo com o documento, serão 9 etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo elas as seguintes:

  • Prova Objetiva;
  • Provas Escritas (discursiva e de sentença);
  • Inscrição Definitiva;
  • Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social;
  • Exame de Sanidade Física e Mental;
  • Exame Psicotécnico;
  • Prova Oral;
  • Avaliação de Títulos.

Saiba mais sobre o Concurso TJ AP: Edital publicado. 58 vagas para Técnico e Analista!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais