Compartilhar:

Concurso TJ PE: Presidente confirma edital neste ano, comissão organizadora é formada!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 05 fev 2020

O novo presidente do órgão, confirma a realização do concurso TJ PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco). Comissão organizadora já está formada!

Edital do concurso TJ PE sairá em 2020

Um novo concurso TJ PE 2020 será realizado em breve. O certame foi confirmado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, que assumiu a nova Mesa Diretoria no dia 03 de janeiro.

Segundo o novo presidente, uma comissão organizadora já foi formada para realizar os preparativos da seleção, entre eles o levantamento orçamentário para definir a oferta de vagas.

“Estamos com um concurso para ser aberto, a comissão inclusive já está instalada. Estamos discutindo o desenvolvimento futuro do orçamento para fazer uma previsão das vagas que vão ser oferecidas”, informou Fernando Cerqueira.

Apesar de ainda não ter o quantitativo de vagas definidas, o presidente salientou que existem mais de 500 cargos de servidores vagos e outros 200 cargos na magistratura. E que o ideal para um funcionamento melhor do órgão, seria dobrar o número de cargos.

Entretanto, tendo em vista os limites financeiros, o novo presidente da Justiça pernambucana espera pelo menos preencher todo o déficit atual. Também foi destacado por ele, que o TJ PE ainda não extrapolou o seu limite prudencial de gastos.

Fernando Cerqueira será o presidente do TJ PE no novo biênio, até o ano de 2022, substituindo o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que era presidente da instituição desde o mês de fevereiro de 2016.

A ampliação do quadro de pessoal já havia sido sinalizada por ele na ocasião da posse de Cerqueira. Melo apresentou um balanço das atividades, com foco na ampliação das equipes, com novos juízes, servidores e estagiários.

Nova-tj-pe

Último concurso TJ PE

Não foi informado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, se já foram convocados todos os 3.000 candidatos aprovados no certame anterior, nem se os cargos ofertados em novo edital serão os mesmos da seleção aberta em 2017.

O que já se sabe, é que dos quase 180.000 candidatos inscritos, cerca de 3.000 foram aprovados e classificados. Contudo, o edital inicialmente ofertava apenas 109 vagas, sendo 60 vagas de nível médio e 49 vagas de nível superior.

Os candidatos aprovados excedentes, podem ser aproveitados pelo órgão durante a vigência dos resultados. A validade irá expirar no mês de fevereiro de 2021, podendo ainda ser prorrogada por mais dois anos. É determinado pela legislação, que 5% dos postos de trabalho são reservados para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras.

Das 109 vagas ofertas, 60 vagas foram destinadas para o cargo de Técnico Judiciário, que exige o nível médio ou técnico, e 49 vagas para a carreira de Analista Judiciário, de nível superior. Também é previsto no edital, a formação de cadastro de reserva para Oficial de Justiça, de nível superior.

Os salários iniciais, com base em dados da época, são de R$ 4.222,45 para os cargos de nível médio e R$ 5.502,12 para os cargos de nível superior. A banca organizadora responsável pela execução do certame, foi o IBFC (Instituto Brasileiro de Capacitação).

A avaliação dos candidatos foi por meio de prova com 50 questões, entre objetivas e discursivas. Foram cobras Conhecimentos Gerais, englobando as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação e Conhecimentos Específicos. A prova discursiva consistiu na elaboração de uma redação.

» Prepare-se para o concurso TJ PE + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso TJ PE: Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais