Concurso TJ PR Juiz: Edital sairá em dezembro; provas aplicadas em abril!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 out 2020

Foi confirmado pelo presidente da comissão organizadora do concurso TJ PR (Tribunal de Justiça do Paraná) destinado para Juiz Substituto, que o edital será publicado em dezembro, e as provas em abril.

Edital do concurso TJ PR Juiz

O edital do novo concurso TJ PR, destinado para o cargo de Juiz Substituto, está previsto para ser divulgado no mês de dezembro de 2020. A informação foi concedida pelo presidente da comissão organizadora, desembargador Marco Antônio Antoniassi, durante sessão.

Foi adiantado pelo desembargador, que a primeira etapa do certame , sendo a prova objetiva, está marcada para ser aplicada no mês de abril de 2021.

Quer Receber Todas Oportunidades para Concursos de Tribunais?

Receba em seu e-mail todas as movimentações de Concursos para Tribunais

Além da previsão de provas, o desembargador também adiantou algumas mudanças que estão sendo feitas para o próximo concurso TJ PR Juiz. A primeira delas, será a inclusão de Direito Previdenciário.

Já para os futuros concursos TJ PR, há um planejamento para que a escolha da banca organizadora se torne facultativa ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Entretanto, para o próximo concurso TJ PR será contratada uma banca organizadora. Com edital previsto para o mês de dezembro, no momento, a comissão organizadora deve trabalhar nos trâmites para a escolha da instituição.

A carreira de Juiz Substituto é destinada a profissionais com bacharelado em Direito há, pelo menos, três anos. Os candidatos ainda devem ter exercício de atividade jurídica pelo mesmo período. Um dos principais atrativos do cargo é o salário inicial que tem o valor de R$ 24.818,89.

Nova-TJPR

Presidente justifica novo concurso TJ PR Juiz

No mês de julho deste ano, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Xisto Pereira, autorizou o novo concurso TJ PR, com vagas para a função de Juiz Substituto.

A autorização ocorreu considerando o deficit de magistrados no órgão. De acordo com informações do presidente, o número de candidatos aprovados remanescentes na seleção de 2018/2019 não foi suficiente para suprir os cargos vagos.

Conforme o documento, no mês de julho, ainda restavam 31 candidatos remanescentes do último certame, com possibilidade de nomeação. Todavia, desse total, oito candidatos já tinham logrado êxito em outras seleções para a magistratura em outros estados.

Já o Tribunal de Justiça do Paraná contava, na época, com 25 cargos de magistrados e 27 vagas na carreira da magistratura.

Considerando a necessidade do serviço e o interesse público, o presidente justificou ser imprescindível a abertura de novo concurso TJ PR para o preenchimento dos cargos vagos na carreira de Juiz Substituto.

O último concurso TJ PR para Juiz Substituto teve seu edital publicado no ano de 2018. Na ocasião, foram ofertadas 17 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva. Do quantitativo total, 13 vagas foram para a ampla concorrência, 01 vaga para deficientes e 03 vagas para candidatos negros.

O certame teve o Cebraspe como banca organizadora. Os candidatos foram avaliados pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Duas Provas Escritas;
  • Sindicância da Vida Pregressa, Exames de Sanidade Física e Mental e Psicotécnico;
  • Prova Oral;
  • Avaliação de Títulos (classificatório).

Na primeira fase, foram cobradas 100 questões sobre: Direito (Civil, Processual Civil, do Consumidor, da Criança e do Adolescente, Penal, Processual Penal, Constitucional, Eleitoral, Empresarial, Tributário, Ambiental e Administrativo), Juizados Especiais, Código de Normas e de Organização e Divisão Judiciárias do Paraná.

Saiba mais sobre o Concurso TJ PR: Comissão organizadora é formada; edital com vagas para Juiz Substituto!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais