Compartilhar:

Concurso TJMG: Edital será publicado após a unificação das carreiras!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 13 ago 2019

O concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) não será afetado com o projeto de unificação das carreiras da 1ª e 2ª instâncias, publicação do edital se aproxima.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Edital do concurso TJMG

Foi aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por votação virtual, o projeto que unifica as carreiras da 1ª e 2ª instâncias do judiciário mineiro. Essa decisão, a princípio, não influencia na autorização do concurso TJMG para as duas instâncias.

A Assessoria de Imprensa do tribunal, informou que para entrar em vigor o Projeto de Lei para a unificação ainda precisará tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O órgão informou ainda, sobre o prazo para a divulgação dos editais, destacando que qualquer deliberação sobre a abertura de concurso público só será tomada após a conclusão desse processo.

Dessa maneira, a divulgação do edital, abertura das inscrições e as demais etapas dos concursos TJMG só serão realizadas após a tramitação do projeto de unificação das carreiras na Assembleia Legislativa.

Caso o projeto seja aprovado, a mudança ocorrerá na parte administrativa e na facilidade para a transferência entre as instâncias. Pela atual legislação, não é possível que um servidor seja transferido para outra instância pois ainda não existe uma unificação dos cargos.

Nova-TJ-MG

No entanto, o projeto não traz alterações na estrutura das carreiras nem propõe que elas sejam extintas. Dessa maneira, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais irá continuar com a necessidade de reposição de servidores em ambas as instâncias.

Na 1ª instância, o órgão conta com déficit de 2.136 cargos. Faltam 387 Oficiais Judiciários, 1.611 Oficiais de Apoio Judicial e 138 Técnicos Judiciários.

Já na 2ª instância, a vacância chega a 752 servidores. Para o cargo de Oficial Judiciário há 574 cargos vagos. Além de 151 vagas em aberto para a carreira de Técnico Judiciário.

De acordo com o TJMG, tal defasagem permanece e será preenchida pelos novos concursos, que já têm as bancas organizadoras definidas e contratadas.

» Prepare-se para o concurso TJMG + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso TJMG 1ª Instância: Edital pode ser divulgado a qualquer momento!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais