Foi publicado o resultado preliminar das provas objetivas e discursivas do concurso TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).
⇒ Confira o resultado preliminar das provas objetivas e discursivas do concurso TRF3! ⇐
Resultados das provas do concurso TRF3
Foram divulgados no Diário Oficial da União, os resultados preliminares das provas objetivas e discursivas do concurso TRF3, para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário.
Os recursos poderão ser interpostos até o dia 02 de janeiro de 2020, através do site da banca organizadora, Fundação Carlos Chagas . Em breve, a listagem também será publicada no site.
Com uma oferta de 9 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região aplicou as provas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As avaliações ocorreram em dois turnos: pela manhã para Técnico e durante a tarde para Analista. Além disso, foram aplicadas na cidade de São Paulo/SP, para os candidatos inscritos na seção judiciária do estado e em Campo Grande/MS, para os inscritos na unidade de Mato Grosso do Sul.
Todo os participantes foram submetidos a 60 questões de múltipla escolha, englobando as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Gerais (20 questões): língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático, noções dos direitos das pessoas com deficiência, noções de sustentabilidade, noções de governança corporativa, noções de gestão estratégica, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional;
- Conhecimentos Específicos (40 questões).

Ocorreu ainda uma prova discursiva, composta por estudo de caso para todos os cargos, exceto para Técnico Judiciário da área Administrativa, que teve redação de 20 a 30 linhas.
Todas as provas tem o valor de 10 pontos. Será considerado aprovado, o candidato que obtiver no mínimo 50% de acerto na prova de Conhecimentos Gerais e 50% de acerto na prova de Conhecimentos Específicos.
Candidatos inscritos no concurso TRF3
Foi registrado pela banca organizadora, Fundação Carlos Chagas (FCC), 77.876 pedidos de inscrição. Deste quantitativo, o cargo mais concorrido foi o de Técnico Judiciário da área Administrativa, com 41.581 cadastros. Isso significa, que mais de 16% dos candidatos optaram por este cargo.
Ainda 12.758 concorrem às vagas reservadas para candidatos negros, havendo reserva de 20% das vagas preenchidas. Também há outros 1.469 candidatos inscritos nas vagas reservadas às pessoas com deficiência, que terão direito a 5% do total.
Não é informado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o quantitativo de vagas que serão preenchidas em seu cadastro reserva. O preenchimento será feito durante todo o prazo de validade com os candidatos aprovados seguindo a ordem de classificação.
Entretanto, é informado pelo edital de abertura a quantidade de provas discursivas (redação e estudo de caso) que serão corrigidas. Para ter a correção feita, é necessário ser aprovado na prova objetiva. Portanto, é possível estimar que o TRF3 terá um cadastro de 1.188 classificados.
O prazo de validade do concurso TRF3, será de dois anos, a partir da homologação do resultado final, que ainda não tem data prevista. O prazo ainda poderá ser prorrogado por igual período.