Concursos Bombeiros MG (CBM-MG): Edital será publicado em setembro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 10 set 2020

Foi informado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que o edital do seu próximo concurso Bombeiros MG (CBM-MG) está previsto para o mês de setembro.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Minas Gerais?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado de Minas Gerais

Publicação do edital do concurso Bombeiros MG (CBM-MG)

Foi anunciado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que o edital do seu novo concurso Bombeiros MG será divulgado neste mês de setembro. O documento está previsto para sair no dia 22 de setembro.

De acordo com a corporação, a abertura do certame só se tornou possível devido aos estudos e planejamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, que comprovaram ao Governo Do Estado a necessidade institucional de reposição em alguns cargos.

O novo concurso Bombeiros MG (CBM-MG) irá ofertar 40 vagas, sendo 30 vagas destinadas para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militar (QO-BM) e 10 vagas para o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS-BM).

A banca organizadora já foi definida, sendo a FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa). O extrato de contrato entre a corporação e a instituição foi assinado e divulgado, no Diário Oficial de Minas Gerais.

Conforme os últimos concursos Bombeiros MG, para pleitear uma vaga no cargo de Oficial é preciso ter nível médio completo, idade entre 18 anos e 30 anos e altura mínima de 1,60m.

Já para a carreira de Oficiais de Saúde, os requisitos necessários são curso superior na área de interesse e idade de até 35 anos. Nesse caso, nos últimos editais, não houve critério para altura mínima.

No dia 08 de setembro, além do anúncio dos novos editais, foi confirmada pela corporação a retomada do concurso para Soldados, que teve seu edital divulgado no ano de 2018.

O certame foi suspenso em 2020, devido aos avanços da Covid-19, mas será retomado no mês de novembro, com o início do curso de formação.

Último concurso Bombeiros MG (CBM-MG)

O último concurso Bombeiros MG (CBM-MG) para o quadro de Oficiais, teve seu edital publicado no ano de 2018. Na ocasião, foram ofertadas 30 vagas, sendo 27 vagas para candidatos do sexo masculino e 03 vagas para candidatas do sexo feminino. O salário inicial era no valor de R$ 5.769,42.

A seleção teve como banca organizadora responsável pela execução a FUNDEP, e taxa de inscrição no valor de R$ 177,49. A avaliação dos candidatos foi por meio de 04 (quatro) etapas, sendo elas:

  • Prova Objetiva e Prova de Redação;
  • Exames Médicos Preliminares e Teste Psicológico;
  • Teste de Capacitação Física e Habilidades Natatórias;
  • Exame Toxicológico.

A prova objetiva foi composta por 50 questões, englobando as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Geografia, História, Direitos Humanos, Química, Biologia, Física e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Para ter sido considerado aprovado, foi necessário o candidato obter no mínimo 60% do total de pontas da prova objetiva, além de não zerar em nenhum dos conteúdos.

A prova de redação teve valor de 10 pontos e somente os primeiros 120 aprovados, na prova objetiva, tiveram o exame corrigido.

Os candidatos aprovados nas demais etapas, foram convocados para o curso de formação. O prazo de validade do certame foi de 30 dias, cabendo prorrogação por igual período.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros-MG (CBM-MG): Banca organizadora DEFINIDA; edital sairá em setembro!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais