Concursos Bombeiros RJ: Banca organizadora fala sobre provas e conteúdo!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 29 out 2020

A banca organizadora, UERJ, responsável pela primeira fase do concurso Bombeiros RJ para Oficiais, falou sobre as provas e o conteúdo previsto.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio de Janeiro

Provas e conteúdo do concurso Bombeiros RJ (CBM RJ)

A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que é responsável pelas primeiras etapas do concurso Bombeiros RJ, esclareceu alguns pontos sobre as provas para o quadro de Oficiais. As avaliações estão previstas para o mês de janeiro de 2021.

Em uma transmissão ao vivo pelo seu canal no Youtube, a UERJ convidou o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (DESEA), Gustavo Krause, para falar sobre o certame .

De acordo com o diretor, o conteúdo das provas para Oficiais será o mesmo do último concurso , realizado no ano passado. Ou seja, serão cobradas as seguintes disciplinas:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas.

Ao todo, a prova será composta por 50 questões mais uma redação. Entretanto, é afirmado pelo diretor do Departamento de Seleção Acadêmica da UERJ que a distribuição das perguntas entre as disciplinas não será equilibrada.

“Porque no exame discursivo para o CBMERJ […] era Matemática e Física. Então a gente vai ter um aumento pequeno de questões (na objetiva), mas relevante, para o resultado final, de Matemática e Física”, informa o diretor.

No caso da Redação, como não há uma cobrança de livros para estas provas do concurso Bombeiros RJ, o tema será livre, mas, segundo Gustavo Krause, polêmico.

“Será uma questão polêmica para o candidato se posicionar. Eu quero lembrar que a nossa equipe prepara […] uma redação em que o candidato pode se posicionar de diferentes maneiras. O que importa é a qualidade do argumento e não a opinião”, salienta Gustavo Krause.

Concurso Bombeiros RJ (CBM RJ) terá edital próprio

Na semana passada, foi publicado pela UERJ o edital do seu vestibular 2021. Nos últimos anos, o documento foi utilizado também para a primeira etapa do concurso Bombeiros RJ.

Como em 2020, a corporação optou por um vestibular isolado, ou seja, com aplicação de provas em dias diferentes do da UERJ, um edital próprio para este certame será divulgado.

“Haverá um conteúdo específico para o CBMERJ”, informou a UERJ.

Dessa maneira, os candidatos interessados devem aguardar pela publicação deste edital. Todavia, como relatou Gustavo Krause, o conteúdo das provas para os Bombeiros RJ será o mesmo dos últimos anos.

As inscrições serão aceitas entre os dias 18 e 30 de novembro de 2020, por meio do site da UERJ. Já a aplicação da prova objetiva está marcada para o dia 10 de janeiro de 2021.

A escolha pelo vestibular isolado deste ano ocorreu, conforme o diretor, porque o CBM RJ precisa começar o seu curso de formação de Oficiais no mês de março de 2021.

Por conta disso, a prova teve que ser antecipada, sendo realizada em janeiro. Após essa etapa, os candidatos aprovados realizarão as demais fases do concurso , que ficarão sob o comando do próprio Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Esta fase contará com exames físicos e de saúde, além de pesquisas documental e social. Os participantes aprovados são convocados para o curso. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros RJ (CBMERJ): EDITAL PUBLICADO com oferta de 25 vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais