Pesquisar no blog

Concursos DF: Retomada deve ocorrer em breve!

Iago Almeida

icone calendario 22 fev 2021

O Governo do Estado anunciou reunião com as bancas de concursos DF , para retomada dos editais. Os concursos estão suspensos devido à pandemia do Coronavírus, mas o governo já estuda o retorno o mais breve possível.

“O Governo do Distrito Federal informa que iniciará, na próxima semana, uma rodada de reuniões com as bancas organizadoras dos concursos suspensos para discutir a possibilidade de retomada dos processos”.

O Governo ainda ressaltou que a reunião com as bancas organizadoras não garante a retomada dos concursos e nem as possíveis datas de realização de suas provas.

“Sobre os novos concursos públicos para recomposição dos quadros de pessoal dos órgãos do GDF, a serem realizados após o fim da vedação de contratação de novos servidores, serão realizados caso não haja banco de aprovados e necessidade da Administração Pública, sempre em observâncias às restrições impostas pela Lei Complementar nº 173/2020”, falou.

Concursos PC DF já têm data de provas

Na contramão dos concursos paralisados, os concursos PC DF já têm datas das provas. Publicado no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 1º de fevereiro, o comunicado da volta do concurso afirmou que as provas estão reagendadas para abril, sendo:

O certame oferta 1.800 vagas, sendo 600 vagas de caráter imediato e 1.200 vagas para formação de cadastro reserva, no cargo de Agente de Polícia. No dia 1º de abril, os candidatos poderão acessar o site da banca organizadora, Cebraspe , para conferir os locais de realização das provas.

As provas objetiva e discursiva terão quatro horas e meia de duração, com a divulgação das consultas aos locais de prova a partir do dia 1º de abril.

Entretanto, mesmo com a retomada, os concursos da PC DF devem ser concluídos apenas em 2022. Com a retomada marcada para abril, o resultado final do concurso deve sair apenas entre março e maio do próximo ano.

Mas a decisão pode mudar, caso seja necessário que os aprovados sejam convocados o mais breve possível, mesmo com a longa seleção e diversas turmas. Entre os fatores que podem fazer isso acontecer, estão:

  • a necessidade de repor um efetivo já defasado e há anos sem concurso;
  • o longo prazo em que o concurso ficou suspenso;
  • a logística de receber candidatos no DF a cada mês para realização das etapas em meio à pandemia.

Vale ressaltar ainda que caberá ao Cebraspe analisar a viabilidade dessas aplicações, uma vez que a organização pegou outros concursos importantes neste tempo, como por exemplo o da PF, PRF e Depen.

Portanto, ainda não se sabe qual será a estratégia adotada pela corporação, uma vez que o novo calendário completo não foi divulgado, mesmo baseando-se que ele deve seguir o edital de abertura.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais