Concursos IBAMA e ICMBio: Governo Federal estuda fusão dos órgãos!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 29 set 2020

Nos próximos 60 dias, o Governo Federal vai estudar fundir o IBAMA e o ICMBio. Ambos os órgãos aguardam autorização para divulgar os editais dos concursos .

Junção do IBAMA e ICMBio

Após 13 anos de sua criação, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) poderá ser incorporado ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

As duas autarquias ambientais aguardam autorização para realizar os concursos IBAMA e ICMBio , e a fusão delas poderá impactar as futuras seleções.

Quer Receber Todas as Novidades do IBAMA?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do IBAMA

De acordo com informações, a junção será analisada pelo Ministério do Meio Ambiente no prazo de 60 dias. Ou seja, até o final do mês de novembro. A pedido do próprio ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Também é informado, que o Governo Federal quer economizar dinheiro do Orçamento, acabando com estruturas que estariam duplicadas nas duas autarquias.

O objetivo é unir áreas do IBAMA e do ICMBio que tenham sobreposição de tarefas, como trabalhos administrativos. Se a proposta do Ministério do Meio Ambiente for para frente, ainda será necessária ser aprovada no Congresso Nacional.

Nova-IBAMA

Possível fusão do IBAMA e ICMBio poderia impactar concursos

A ideia de fundir os dois órgãos ambientais já havia sido tema do Governo Bolsonaro, mas tinha sido rejeitada até o ano de 2019. Agora, com o ministro Ricardo Salles, o projeto voltou para a agenda.

Depois que o Ministério do Meio Ambiente realizar o estudo necessário, um grupo de trabalho deverá ser criado para isso, o órgão precisará enviar a proposta ao Governo Federal, provavelmente na forma de um Projeto de Lei.

Caso seja aprovada no Poder Legislativo, essa fusão poderia impactar o próximo concurso público . Afinal, os dois órgãos estariam com parte de suas estruturas unificadas.

A primeira mudança que se pode pensar é a publicação de um único edital e não dois, além de possíveis mudanças nas estruturas das carreiras.

Mas qualquer informação a respeito disso ainda é especulação, pois o Governo Federal não concedeu informações mais precisas sobre como pretende fazer esta fusão.

Tanto o IBAMA quanto o ICMBio, possuem concursos públicos no radar. De acordo com o vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Murão, o Ministério do Meio Ambiente faz estudos para reforçar esses quadros.

A realização dos concursos IBAMA e ICMBio , se tornam uma possibilidade após o Governo Federal ter sofrido pressão de investidores para políticas de combate ao desmatamento mais eficientes.

Saiba mais sobre o Concurso IBAMA: Órgão solicita 2.311 vagas ao Ministério da Economia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais