Concursos Polícia Federal e PRF: Provas aplicadas no mesmo dia? Saiba mais!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 13 out 2020

Foi apontado pelo diretor executivo da PRF, que não acredita ser viável que as duas provas dos concursos Polícia Federal e PRF sejam aplicadas no mesmo dia.

Quer Receber Todas as Novidades da PF?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PF

Provas dos concursos Polícia Federal e PRF

As publicações dos editais dos concursos Polícia Federal e PRF ganham mais forças a cada semana, ainda mais com os anúncios e apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro. Dessa maneira, a possibilidade de serem divulgados na mesma época é grande. Mas, e as provas dos certames , podem cair no mesmo dia?

O diretor executivo da Polícia Rodoviária Federal , José Lopes Hott, respondeu essa duvida de muitos candidatos interessados no dia 10 de outubro, e destacou:

“Como são dois concursos muito grandes, não me parece viável ser no mesmo dia, pois demandam estruturas para aplicação das provas. Fora isso, pode ser no mesmo mês, na mesma semana etc”.

É extremamente difícil que Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal , dois órgãos federais e da Segurança Pública, regidos pela mesma pasta, realizem as provas das seleções na mesma data.

Porém, não é somente por esse motivo, tampouco exclusivamente por ele. Mas, muito por uma questão de logística e demanda. São dois concursos grandes, de alta relevância e que certamente comportarão um grande número de candidatos.

Outro ponto, seria a capacidade de uma banca organizadora em ter profissionais capacitados para poder aplicar duas provas a nível nacional no mesmo dia.

Dessa forma, o futuro servidor pode ficar despreocupado. Por mais que os editais dos concursos Polícia Federal e PRF sejam divulgados no mesmo mês, eles certamente contarão com cronogramas distintos.

Finalização do edital do concurso Polícia Federal

O edital do novo concurso Polícia Federal está em fase de finalização e deve ser divulgado ainda em 2020, conforme prevê o cronograma. O presidente da República, Jair Bolsonaro, informou que o documento está em fase final e que obteve o aval do ministro da Economia, Paulo Guedes, para preencher 2.000 vagas.

“Conseguimos também, junto ao ministro da Economia, a oportunidade de mais 2 mil vagas para o ano que vem. Estamos ultimando a confecção do edital de modo que, o mais rapidamente possível, possamos ter esse efetivo a mais para somar a vocês para combater o crime organizado em nosso país”, salientou Bolsonaro.

As 2.000 vagas do concurso Polícia Federal confirmadas por Bolsonaro, são destinadas para a área Policial, nos seguintes cargos:

  • Delegado: 300 vagas;
  • Agente: 1.016 vagas;
  • Escrivão: 600 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Circula um possível cronograma do novo concurso Polícia Federal. A corporação ainda não confirmou as datas, que foram reveladas pelo presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), Luís Antônio Boudens.

Apesar de admitir que as datas informadas podem sofrer mudanças, foi revelado pelo presidente da Fenapef que acredita no cumprimento do cronograma, que prevê a banca organizadora definida até o final do mês de outubro e a divulgação do edital no dia 08 de dezembro de 2020.

Confira todas as datas previstas do cronograma do concurso Polícia Federal:

  • Assinatura do Contrato com a Banca Organizadora: 23 de novembro de 2020;
  • Publicação do Edital: 08 dezembro de 2020;
  • Provas Objetivas e Provas Discursivas: 11 de abril de 2021;
  • Teste de Aptidão Física (TAF): 12 a 13 de junho de 2021;
  • Exame Médico: 17 e 18 de julho de 2021;
  • Prova de Digitação: 22 de agosto de 2021;
  • Avaliação Psicológica: 26 de setembro de 2021;
  • Exame de Heteroidentificação: 31 de outubro de 2021;
  • Avaliação de Títulos: 22 a 26 de novembro de 2021;
  • Resultado Final: 21 de dezembro de 2021;
  • 1º Curso de Formação: janeiro de 2022;
  • 2º Curso de Formação: julho de 2022.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2020: Edital irá ofertar 2 mil vagas na área Policial!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais