Compartilhar:

Conhecimentos Bancários do concurso Banco do Brasil!

icone calendario 31 jan 2020

Atenção, você concurseiro que se prepara para o novo concurso Banco do Brasil destinado para o cargo de Escriturário! Saiba que é de extrema importância estar bem preparado para a disciplina de Conhecimentos Bancários, uma vez que é um dos assuntos que mais tem relevância no certame.

Pensando nisso, a Nova Concursos traz um guia de como se preparar para as questões de Conhecimentos Bancários, confira!

Orientações para otimizar os estudos

Ter o domínio em Conhecimentos Bancários, é essencial para o candidato que almeja passar no concurso Banco do Brasil 2020.

Dessa maneira, é importante se atentar a esses 4 macetes infalíveis para que seus estudos possam render, e alcançar a tão sonhada vaga.

Observe atentamente o edital

Um ponto importante para o bom aproveitamento do aprendizado na hora dos estudos, é focar precisamente no que está sendo pedido no edital. O documento é vasto e diversificado, é necessário você obter o máximo de conhecimento possível em cada disciplina.

Resolva questões das provas anteriores

Um ponto crucial para que sua preparação seja eficiente, é a resolução de exercícios, principalmente das últimas provas realizadas para o cargo. Bem como as últimas questões que a banca organizadora desenvolve. Isso torna importante para que o candidato possa ter o conhecimento da banca.

Desenvolva um plano de estudos

O desenvolvimento de um plano de estudos que se adapte a sua rotina e suas possibilidades de estudos, facilita na organização e consequentemente uma melhor absorção no conteúdo estudado. Uma dica legal para quem vai iniciar os estudos agora, é começar aos poucos, adaptando-se a rotina, depois aumentando o seu ritmo. O importante nessa fase inicial, é não retroceder e nem quebrar a rotina de estudos.

Resolva simulados

Ter uma boa preparação para prestar o concurso é primordial. Um ponto essencial, além das provas anteriores, é também o candidato ser preparar fazendo simulados. Com isso, o participante poderá ter a noção de como treinar os seguintes critérios:

Tempo de Prova

É normal bater aquela dúvida de como começar a resolver a prova, se é pela disciplina que tem mais facilidade. Essas e outras questões acabam gerando aflições na hora da realização do exame. Para que isso não ocorra, é necessário que antes do tão esperado dia você faça simulados e tente “testar” de qual maneira sente-se mais confortável e seguro para poder realizar a prova.

Preparação psicológica

Este é outro ponto de grande importância, todo o esforço não terá serventia nenhuma se no dia da prova você acabar se desesperando. O nervosismo e ansiedade podem fazer com que na hora q estiver prestando a prova, esqueça todo conteúdo estudado dando o famoso “branco”. Sendo assim, é muito importante manter a calma, ter um bom descanso, e preparar psicologicamente para não se desesperar no dia do exame.

Conhecimentos Bancários – Banco do Brasil

Uma boa maneira de ir se preparando, é tomar como base a estrutura da prova do último concurso realizado pelo Banco do Brasil, que teve como banca organizadora a Fundação Cesgranrio.

A disciplina faz parte da prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 75,0 pontos. Foram 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos.

Foi necessário estudar temas como: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas.

O edital ainda pediu conhecimento sobre as leis de prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.

Critérios de aprovação

Para ter sido considerado aprovado, foi necessário atingir aproveitamento superior a 60% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas.

Foram reprovados os candidatos que obtiverem aproveitamento inferior a 60% do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Específicos.

Dicas

Uma ótima dica é resolver exercícios das provas anteriores, prestando muita atenção às características da banca, a Cesgranrio.

A banca costuma adotar um posicionamento homogêneo em relação a incidência de cada tema. Quando se trata de conhecimentos bancários não é diferente. Nesse ponto em especifico, podemos observar algumas questões bem relevantes:

Dentro do SFN (Sistema Financeiro Nacional): Sobre esse tópico, a expectativa é de que a cobrança será principalmente nas funções do CMN (Conselho Monetário Nacional) do BACEN (Banco Central do Brasil) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Mercado Financeiro: Nesse ponto o assunto mais relevante será o mercado de capitais: ações, debêntures e commerciais papers.

Produtos e serviços bancários: A dica aqui é concentrar os estudos em alterações recentes – como o rendimento da poupança – e produtos considerados mais complexos como: previdência complementar (PGBL ou VGBL).

» Prepare-se para o concurso Banco do Brasil + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital para Escriturário está próximo!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais