Compartilhar:

Coronavírus: Qual o impacto da pandemia no mundo dos concursos? Confira como aproveitar esse momento para sua aprovação!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 23 mar 2020

Em todo o planeta, mais de 193 mil pessoas em 164 países já foram diagnosticadas com o novo coronavírus (COVID-19), resultando na morte de 7,8 mil pessoas.

A taxa de mortalidade é a menor em comparação com outros vírus da mesma família, com uma média de 3,6% (levantamento realizado até o dia 12 de março). Em contraponto, o grau de contágio é considerado moderado: entre 2 e 3 pessoas são infectadas a cada uma que possui a doença.

Apesar da pandemia forçar atitudes extremas, como fechamento de fronteiras, quarentena voluntária e a recomendação de que seja evitada toda e qualquer aglomeração, impactando diretamente o mundo dos concursos públicos, isso não acarreta a exclusão dos certames já existentes.

Em sua maioria, as provas estão sendo adiadas e as seleções que ainda não tiveram seus editais publicados, ficam de sobreaviso. Quando toda a situação for normalizada, haverá uma enormidade de concursos publicados e tendo as datas de suas provas finalmente remarcadas.

Como usar esse momento de quarentena a seu favor?

Pensado nisso, a Nova Concursos disponibiliza em seu canal no YOUTUBE , diversos vídeos para te auxiliar na preparação dos estudos, como dicas para montar um Plano de Estudos, como reter o máximo do conteúdo estudado, como criar Mapas Mentais, entre outros.

Sabemos que situações assim, podem bater o desânimo. Mas o grande segredo do vencedor é encontrar forças nesses momentos difíceis, focando em seus estudos, não deixando a peteca cair, e a Nova Concursos está com você para lhe ajudar a conquistar a tão sonhada vaga!

Além das aulas gratuitas no youtube, também disponibilizamos diversos Materiais Gratuitos para Concursos Públicos , como cronograma de estudos, guias para concursos, questões comentadas, tudo para que você mantenha os estudos em dia e aproveite esse momento saindo ainda mais fortalecido rumo a uma nova carreira.

⇒ Confira materiais gratuitos para concursos! ⇐

Situação do Brasil frente ao coronavírus

Em São Paulo, por exemplo, Bruno Covas, prefeito de São Paulo (PSDB) declarou situação de emergência na cidade, no dia 16 de março. Essas medidas acabam por afetar diretamente os concursos públicos, que são considerados eventos com grande aglomeração de público.

O mesmo acontece com os outros estados brasileiros, que procuram soluções para amenizar o impacto frente aos cidadãos.

Em âmbito nacional, o presidente Jair Bolsonaro, no dia 18 de março, pediu que o Congresso Nacional reconheça o estado de calamidade pública. Essa medida permite que o governo use recursos federais para fins de emergência.

Como ficam os concursos públicos?

Abaixo, listaremos todos os concursos públicos e seleções que foram diretamente atingidas pela pandemia do coronavírus. Confira:

Nacional

Concurso IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística suspendeu o processo seletivo para o Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. A medida foi tomada após o órgão adiar o Censo Demográfico, que aconteceria neste ano, para 2021.

Concurso MPM

Foi publicado uma nota oficial com informações referentes ao adiamento das provas objetivas do concurso do Ministério Público Militar. Além disso, as etapas seguintes à primeira fase também tiveram suas datas de realização alteradas.

São Paulo

Concurso TCM SP

Durante o período de emergência ficará suspensa a realização das provas de concursos públicos. A medida está na portaria publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo.

Concurso CROSP

De acordo com publicação no Diário Oficial da União, no dia 20 de março de 2020, foram adiadas as provas do Concurso do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Concurso Secretaria de Estado de Saúde

Através da Comissão Especial de Concurso Público, a Secretaria de Estado da Saúde confirma a suspensão das provas do certame para Oficial de Saúde e Técnico de Enfermagem.

Rio de Janeiro

Concurso UFRRJ

Foi suspenso o certame que destinam oportunidades para os cargos de Técnico-administrativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Concurso Funasg

Foi cancelada as provas do Concurso Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo, na Rio de Janeiro. A decisão foi divulgada pela banca organizadora Instituto Consulplan.

Concurso TJRJ

O Concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que teria sua segunda fase (provas discursivas) realizadas no dia 22 de março, foi adiado. O processo seletivo oferta vagas para o cargo de Juiz Substituto.

Concurso Clin – RJ

O Concurso da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói foi suspenso por tempo indeterminado. A decisão partiu da banca organizadora, Instituto Selecon.

Distrito Federal

Concurso PCDF

Anteriormente previstas para o dia 15 de março, as provas para o cargo de Escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal foram adiadas. Um decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) suspendeu todos os eventos que exijam licença do Poder Público a fim de conter a disseminação do Covid-19 (Coronavírus).

Concurso PGDF

As provas do Concurso da Procuradoria Geral do Distrito Federal que seriam realizadas no dia 22 de março de 2020, foram adiadas. A banca organizadora, Cebraspe, ainda irá informar as novas datas do certame.

Espírito Santo

Concurso PGM Vitória

Por conta do novo Coronavírus, as provas do Concurso da Procuradoria Geral do Município de Vitória, no estado do Espírito Santo, também foram suspensas.

Alagoas

Concurso TJ AL

A Fundação Vunesp cancelou as provas do Concurso do Tribunal de Justiça de Alagoas “para o Concurso de Provas e Títulos para a Outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de Alagoas, agendada para o dia 22 de março de 2020”.

Piauí

Concurso Prefeitura de Teresina

As provas do certame que oferece vagas para Procurador e Fiscal de Serviços Públicos foram adiadas! A banca organizadora Fundação Carlos Chagas irá divulgar novo cronograma posteriormente.

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais