Dicas valiosas para quem quer ir bem no Enem: Redação

icone calendario 13 Maio 2016

enem nativeads-menor O ENEM é a porta de entrada de diversos brasileiros nas melhores universidades públicas e privadas. A Redação tem grande peso no cálculo da nota final da prova, por isso se você vai participar dos testes, confira as dicas valiosas que selecionamos para você tirar a dissertação de letra!

Estude com a Apostila ENEM 2016
Compre aqui: Curso Online Enem 2016

– Dica importante: Lembre-se que no ENEM as redações devem ser impessoais, isto é, redigidas em terceira pessoa do plural. Não utilize chavões “em minha opinião”, “eu acho que”, “eu considero”, afinal, textos em primeira pessoa são zerados.

A redação que seguir uma estrutura como essa pode ser muito bem avaliada:

– Apresentação do assunto: o primeiro parágrafo serve como uma introdução à linha de pensamento que você irá seguir. É importante que o primeiro parágrafo prenda a atenção de quem está lendo.

– Desenvolvimento do argumento: esse é o momento de você demonstrar seu conhecimento, expor os dados (reais!!) sobre o assunto, afinal, ninguém gosta de ler um texto que fala, fala, mas não acrescenta nada, certo? Para isso, é importante que o aluno leia bastante e esteja sempre bem informado sobre as notícias dos últimos tempos, já que o ENEM é uma prova que costuma cobrar assuntos bem atuais.

– Contra-argumento: se for um assunto “polêmico”, é interessante que você demonstre as visões que são diferentes da sua. Apesar de os corretores do ENEM serem imparciais, o ideal é que você mantenha certa neutralidade em seu texto. Você deve escrever de acordo com a sua ideologia, porém ideias ofensivas, preconceituosas e muito radicais não serão bem vistas no momento da correção.

– Conclusão: a conclusão é o fechamento do seu texto, é o momento que você apresentará no que seu argumento pode resultar, ou o que já foi feito sobre aquele tema. É o momento de você fechar o seu texto e não deixar o leitor com aquela sensação de “Nossa, já terminou? E agora? O que acontecerá? ”. É importante que todas as dúvidas que você implantou no decorrer do texto sejam solucionadas.

– Pra ficar ligado: Temas de redações anteriores
2015: A persistência da violência contra a mulher no Brasil’ / 2014: ‘Publicidade infantil em questão no Brasil’ / 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil /2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI.

Prepare-se: argumentar com clareza e coesão os fatos da atualidade são essenciais para uma boa nota. A boa gramática também tem um grande peso no momento da correção.

Veja mais informações na página do ENEM!

Esperamos ter ajudado e boa prova!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

enem-590x73

Saiba mais sobre o Edital ENEM 2020

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais