Compartilhar:

Diferença salarial entre gêneros: setor público é o único que paga homens e mulheres de forma igual

icone calendario 29 mar 2016

salarialProcurar emprego na iniciativa privada em tempos de crise pode ser estressante, principalmente para as mulheres que, comprovadamente, recebem salários 30% menores do que os homens, segundo a Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mas nós temos uma boa notícia: funcionários públicos não possuem essas distinções, pois todos recebem o salário padrão compatível com o cargo, independente do gênero.

Uma das grandes vantagens da carreira pública é que os salários pagos são fixados anteriormente pela instituição. Alguns cargos têm os rendimentos estabelecidos por Lei (um exemplo é o cargo de Agente Fiscal de Rendas, amparado pela Lei 1.059/2008).

Dados coletados pela OCDE em 46 países mostram que o Brasil e o Chile estão no topo da lista quando o assunto é a diferença salarial entre gêneros. Já no mundo dos concursos públicos não há preconceito na escolha do candidato que irá ocupar a vaga, pois os funcionários não são escolhidos por seu gênero, cor, credo ou aparência, mas sim por sua capacidade intelectual de exercer aquela função. Sua oportunidade de emprego pode depender somente do seu mérito, basta você querer.

Segundo o site de busca de empregos Catho, há 5 motivos que podem também interferir na média salarial:
1 – Porte de Empresa
2 – Nível de Cargo Ocupado por Sexo
3 – Ramo de Atividade Econômica
4 – Empregabilidade
5 – Escolaridade

Ser aprovada num concurso público parece uma boa opção, certo? Estude com os materiais da Nova e garanta a sua aprovação!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

banner mulher

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais