Editais Acre: Governador afirma a necessidade de novos servidores!

icone calendario 30 nov 2020

Gladson Cameli, governador do Acre, anunciou convocações em concursos e reafirmou a necessidade de novos servidores em diferentes setores.

Novas convocações para concursos AC

O governador do Acre, Gladson Cameli, assumiu o compromisso em reorganizar os quadros de pessoal, além de reconhecer a necessidade de novos servidores no Estado. Em uma entrevista fornecida à rádio pública ‘Aldeia’, em setembro, ele falou sobre concursos públicos.

Concurso para PC AC é previsto! ⇒ Confira ⇐

Segundo Cameli, o Estado tem carência de profissionais em diversos setores da Administração.

“Temos economizado em todas as esferas possíveis para ter os profissionais de que tanto precisamos, seja por meio de renegociação de dívidas da gestão passada ou economizando nos mínimos detalhes. Não existe mágica, o que existe é o compromisso pelo bem comum”, explicou o governador.

Cameli ressaltou que no mês de setembro foram convocados mais de 300 professores. No dia 17 de setembro, em sua conta no Instagram, o governador também anunciou a contratação de 201 policiais civis.

“Dessa forma, cumprirei mais uma promessa de governo para fortalecer o combate ao crime no Acre. Este é mais um importante reforço que estamos assegurando para as nossas forças policiais, que estão com seus profissionais dia e noite nas ruas arriscando suas próprias vidas para proteger a nossa população”, disse.

A partir do aval da Secretaria de Planejamento e Gestão, serão convocados delegados, escrivães, agentes e auxiliares de necropsia aprovados no certame da Polícia Civil-AC. Sem que isso dê prejuízos às finanças do Estado e à folha de pagamento dos servidores.

Cameli também afirmou: “vou ter que fazer os concursos públicos do meu governo e da minha administração”. Sobre a publicação de novos editais, ele explicou que depende da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e do orçamento do Estado.

“Nós temos contado com uma equipe muito boa na Secretaria de Planejamento e Gestão. E temos feito um esforço muito grande para convocar todos esses profissionais e somá-los ao quadro do Estado”.

Última seleção para PC-AC teve 250 vagas 

O último certame para a PC AC ( Polícia Civil do Acre) teve edital publicado em março de 2017. A seleção ofertou 250 vagas imediatas para carreiras de nível superior.  

Desse total de oportunidades, 18 foram para o cargo de delegado, 36 para escrivão, 176 para agente da Polícia Civil e 20 para auxiliar de necropsia.

Para se inscrever era necessário ter graduação de nível superior em qualquer área. Para delegado, a exigência foi de formação em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial.

As remunerações iniciais, na época, foram de R$ 15.378 para delegado e de R$ 3.007,78 para os demais cargos.

Os candidatos do certame Polícia Civil AC participaram de diversas etapas. Na primeira fase foram realizadas as provas objetivas, discursivas e de títulos.

As provas para os cargos de agente de Polícia Civil, auxiliar de Necropsia e escrivão, contaram com 80 questões, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa (10);
  • Noções de Informática (5);
  • Raciocínio Lógico (5); 
  • Noções de Direito Administrativo (10);
  • Noções de Direito Constitucional (10);
  • Noções de Direito Penal (10);
  • Noções de Direito Processual Penal (10);
  • Legislação de Direito Penal e Processual Penal Especial (10); e
  • Noções de Medicina Legal (10).

Já na prova para o cargo de delegado foi cobrado questões das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (5);
  • Raciocínio Lógico (5);
  • Noções de Informática (5);
  • Direito Administrativo (10);
  • Direito Civil (5);
  • Direito Constitucional/Direitos Humanos (10);
  • Direito Penal (2);
  • Direito Processual Penal (20);
  • Medicina Legal (5); e 
  • Legislação Penal e Processual (15).

As demais fases da seleção foram: prova de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática de digitação (apenas para o cargo de escrivão) e exame médico e toxicológico.

Os convocados ainda passaram pelo curso de formação, organizado pela Sepc (Secretaria de Estado da Gestão Administrativa).

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