Compartilhar:

ENEM: Confira os itens que você deve evitar para não tirar zero na redação!

icone calendario 06 mar 2019

Olá estudante! Como anda sua preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)?

Um erro comum entre os candidatos é manter o foco nas disciplinas mais difíceis e deixar por último a parte dissertativa, a temida redação, que possui grande peso no cálculo da nota final da prova.

A redação tem o valor de 0 a 1.000 pontos, na edição de 2018, pouco mais de 112 mil candidatos tiraram nota zero e apenas 55 estudantes atingiram nota mil.

Para evitar que você tire zero na redação, confira alguns itens que poderão fazer a diferença na nota final.

Lista de motivos para uma redação levar nota zero

1 – Fuga ao tema:  Não atender à proposta solicitada ou escrever uma redação que possua outra estrutura textual;

2 – Texto insuficiente: A redação que estiver abaixo das sete linhas será considerada insuficiente;

3 – Cópia integral de texto motivador: No caderno de questões, o tema da redação vem acompanhado por textos motivadores que servem de inspiração, não podendo ser copiados;

4 – Parte desconectada: Também receberá nota zero a redação que apresentar “parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto”;

5 – Assinatura: A redação que tiver assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante também será anulada;

6 – Língua estrangeira: O manual do Inep também deixa claro que será anulado o “texto predominantemente em língua estrangeira “.

Cinco competências para uma boa redação

♦ Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

♦ Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

♦ Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

♦ Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

♦ Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Lembrando que ninguém escreve bem da noite pro dia! Leia muito e escreva muito, só assim você será capaz de produzir um texto satisfatório no ENEM .

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Saiba mais sobre o ENEM: Confira as mudanças na edição 2020!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais