Compartilhar:

ENEM terá versão digital a partir de 2020!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 03 jul 2019

Olá estudantes! O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) passará a ser 100% digital a partir do ano de 2026, porém a transição do papel para o digital começará em 2020.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Versão digital do ENEM

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), deixará de aplicar o ENEM em papel a partir do ano de 2026, quando o exame passará a ser 100 % digital.

Segundo informações do presidente do Inep, Alexandre Lopes, a transição das provas em papel para a versão digital irá começar a partir do ano que vem, com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais.

Os principais pontos das mudanças anunciadas são:

  • Em 2020, o ENEM terá as duas aplicações anuais, além de uma aplicação em formato digital em dois dias de outubro;

  • A aplicação em 2020 será em 15 capitais brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP);

  • A adesão dos candidatos será opcional no ato de inscrição, até um total de 50 mil participantes, o equivalente a 1% do total de participantes;

  • O valor da inscrição será o mesmo para todos os participantes;

  • O Inep estima investir cerca de R$ 20 milhões no projeto-piloto de 2020, e não pretende comprar novos computadores, mas sim usar equipamentos de instituições de ensino localizadas nas cidades participantes;

  • Entre 2021 e 2025, o Inep ampliará o número de aplicações do ENEM digital, ainda em formato piloto e participação opcional;

  • A partir de 2026, o ENEM será 100% digital;

  • Tanto as provas objetivas quanto a prova de redação serão feitas em formato digital no piloto;

  • O ENEM para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) só passará ao formato digital a partir de 2026.

Valor estimado

De acordo com o Ministério da Educação, “As primeiras aplicações digitais serão opcionais”, consta em nota distribuída aos jornalistas, informando que a estimativa de custo do projeto-básico será de R$ 20 milhões.

A primeira aplicação do projeto-piloto, para as 50 mil vagas serão preenchidas por ordem de chagadas dos candidatos que optarem por participar no ato de inscrição.

Nova-ENEM

“A gente acha que vai ter fila de espera para fazer o primeiro piloto. O nosso objetivo é fazer com 1% no primeiro piloto”, afirmou o Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Com essa nova medida, o processo de inscrição e o valor da taxa será o mesmo para todos os candidatos.

Aplicações das provas do ENEM

Segundo informações de Lopes, na edição de 2020 do ENEM, o exame terá três aplicações e não mais duas como ocorreu em anos anteriores, sendo uma regular e uma reaplicação para candidatos de locais de provas que enfrentaram problemas logísticos, na mesma data do ENEM para Pessoas Privas de Liberdade (PPL).

Nova-ENEM

No de 2021, o ENEM digital continuará sendo opcional pelos candidatos, composto por duas provas digitais, além da aplicação regular. Já nos anos de 2022 a 2025, será aumentado a quantidade de provas, atingindo quatro provas por ano. A partir de 2026, o ENEM não será mais aplicado em papel.

As datas do ENEM de 2020 já foram definidas, o exame digital em formado piloto será realizado nos dias 11 e 18 de outubro do ano que vem. Já o ENEM regular acontecerá nos dias 1 e 8 de novembro de 2020.

» Prepare-se para o ENEM + BÔNUS (GRÁTIS) «

A reaplicação para os dois modelos acontecerá no mês de dezembro.

Saiba mais sobre o ENEM: Prova terá versão digital a partir do ano que vem!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais