Compartilhar:

Gramática com Humor – Concordância Verbal

icone calendario 30 jan 2018

Você conhece a expressão “pegadinhas de concursos”? Pois é, trata-se daquela situação em que você faz a prova, responde a questão com certeza de que acertou e quando verifica o gabarito, a decepção: a resposta está errada!

Isso é muito comum, principalmente para concurseiros iniciantes, inexperientes e desatentos.

Mesmo os concurseiros mais experientes não estão a salvo das terríveis pegadinhas e após estudar muito, ainda estão sujeitos a cair com facilidade nas pegadinhas.

Para quem vai prestar concurso e já está se preparando para a prova é importante uma atenção especial com as pegadinhas nas questões de língua portuguesa.

Lembrando que as questões de português podem representar até 50% da nota total da prova, portanto, é fundamental para o sucesso ou fracasso de um candidato.

Como estão seus conhecimentos de concordância verbal?

Concordância, é o modo pelo qual um adjetivo varia no gênero e no número de acordo com o substantivo ao qual está se referindo – que é a concordância nominal – e o modo pelo qual um verbo varia em pessoa e número de acordo com o sujeito da frase; constituindo a concordância verbal.

Concordância Verbal

A Concordância Verbal está relacionada ao que diz respeito do verbo em relação ao sujeito. Sendo assim, o verbo deve concordar em número (sendo ele singular ou plural) e em pessoa (sendo ela 1ª, 2ª ou 3ª), ambos com o sujeito.

Resumindo, o verbo de uma oração deve concordar em número e pessoa com o sujeito, para que tudo esteja correto, conforme as normas vigentes da gramática.

Dica

O primeiro passo é definir quem é o sujeito da frase e se ele é simples ou composto. Sujeito Simples: sujeito que possui somente um núcleo, o que faz com que a concordância seja mais direta, no singular. Sujeito composto: sujeito com mais de um núcleo, sendo o verbo obrigatoriamente posto no plural.

E agora….

— Como está o seu conhecimento de Concordância Verbal?

A Nova Concursos e o Professor Adriano Paciello irão resolver definitivamente o seu problema.

Conheça algumas regras que certamente ajudarão na hora da prova!

Confira a aula Português pra concurso – Concordância Verbal

Bons estudos!

Gramática com Humor é um programa semanal no youtube. Toda segunda-fera às 11h o Adriano Paciello tem dicas novas de português para você aprender gramática e sorrir, não necessariamente nesta ordem. Gostou das dicas? Confira o curso completo aqui!

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais