Marcelo Laércio – Aprovado com a Nova Concursos – Detran-SP

Redator da Nova Concursos

icone calendario 09 maio 2019

Marcelo-Laércio-de-Melo-Perles_facebook_ADS

Olá concurseiros! Nossa entrevista de hoje é com o Marcelo Laércio de Melo Perles, aprovado no concurso Detran-SP com os materiais Nova Concursos.

Marcelo mostra que determinação e foco são as chaves para conseguir várias aprovações e classificações, além de não deixar se abater com algumas eliminações.

Ele fala sobre a vida de concurseiro:

“Procure ver experiência e aprendizado onde os outros veem derrota e siga firme em seu propósito que sua hora irá chegar.”

Confira a entrevista completa:

Nova Concursos: Qual era sua rotina de preparação para o concurso? Como você chegou a esse modelo?
Marcelo: “Quando abriu o edital, com cerca de 90 dias até a prova, eu peguei 30 dias de férias, e estudava em média 6 horas líquidas diárias, e nos 60 dias seguintes por volta de 3 horas/dia. Eu fiz uma planilha bem simples, sem preocupação com peso das matérias, 3 matérias por dia, 2 horas por matéria, e como eram 6 matérias, em 2 dias eu via todas e, voltava para a primeira. Por exemplo, na segunda-feira eu estudava português, matemática e informática; na terça-feira eu estudava legislação, direito administrativo e gestão pública; na quarta voltava para o português, matemática e informática, e assim por diante. Depois que acabaram as férias, mantive o mesmo esquema, mas reduzindo as cargas horárias para 1 horas por matéria por dia. Obviamente, as matérias tinham extensões diferentes, então quando eu acabava a matéria, eu reduzia a carga horária pela metade e usava o restante para adiantar outra que estivesse mais atrasada.”


Nova Concursos: Como era a sua forma de estudo? Apostilas, resumos, exercícios?

Marcelo: “Na maioria das matérias foi teoria e resolução de questões. As exceções foram legislação de trânsito e direito administrativo, que tive dificuldade por nunca ter estudado, então assisti muitas vídeo-aulas no Youtube, e assim consegui aprender o mínimo necessário e consegui encarar teoria escrita, da qual não é possível fugir.”


Nova Concursos: Qual foi o tempo total de sua preparação? Acha interessante intercalar a preparação entre dois ou mais concursos?

Marcelo: “Acredito que estudei umas 350 horas líquidas. Acho que só vale intercalar o estudo de dois ou mais concursos se forem cargos com editais muito semelhantes. Fora isso, acredito que é melhor focar em apenas um. Afinal, se não temos um objetivo bem delineado, como vamos perceber se ele foi atingido?”


Nova Concursos: Na sua experiência, houve períodos em que o desânimo aparecia? Nesse caso, como manter o foco?

Marcelo: “Em alguns dias eu me senti muito cansado, então dava uma volta, assistia um filme ou algo assim, mas não pensei em parar de estudar antes do dia da prova, porque era uma coisa que eu queria muito, e o período era relativamente curto, aproximadamente 90 dias entre a publicação do edital e a aplicação da prova. Se pararmos para pensar, conseguimos vencer metas de muito mais longo prazo que isso, como uma faculdade, um curso de idioma, etc.”


Nova Concursos: Você mudaria alguma coisa se tivesse que fazer sua preparação novamente? O que você acredita que foi o fator principal para sua aprovação?

Marcelo: “Sim, eu procuraria resolver muito mais questões, principalmente da mesma banca organizadora. A resolução de questões tem duas funções fundamentais na preparação para concursos: serve de termômetro para sabermos quais conteúdos estamos assimilando bem e quais precisam, e nos prepara para o que encontraremos no dia da prova, tanto em relação ao conteúdo em si, quanto em relação à linguagem da banca, se ela elabora questões extensas, ou mais curtas, se cobra apenas definições de conceitos e gosta de relacioná-los com fatos concretos, etc. Quando ao fator principal da aprovação, acredito que foi a soma de alguns fatores, como disciplina, foco, conseguir fazer auto-avaliações no meio do caminho e corrigir o que não estava certo no modo de estudar, e o apoio das pessoas próximas. Não posso deixar de mencionar minha namorada que sempre me ajudou, principalmente resolvendo questões junto comigo. Esse tipo de companheirismo é fundamental.”


Nova Concursos: É o primeiro concurso que você presta? Se não, quais foram os outros e qual seu rendimento nos certames?

Marcelo: “Não. Em 2006, fui aprovado para o cargo de Atendente Comercial dos Correios em 6º lugar, em 2007 prestei o concurso para Auxiliar Administrativo do Município de Tambaú e fui reprovado. Em 2009, prestei o concurso em 2010, prestei o concurso para Papiloscopista da PC-SP e fui reprovado. Em 2012, fui aprovado em cadastro reserva para Escrevente Técnico Judiciário em 44º lugar, em 2014 fui aprovado em 16º lugar para Agente Estadual de Trânsito do Detran-SP. Em 2015, fui aprovado em 4º lugar para Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e finalmente em 2017, fui aprovado em 1º lugar para Auditor Fiscal Tributário do Município de Santa Rosa de Viterbo-SP.”


Nova Concursos: Como você conheceu a Nova Concursos?

Marcelo: “Através da internet, pesquisando por materiais impressos que disponibilizassem em uma mesma apostila todos os conteúdos do edital.”


Nova Concursos: Qual o papel dos materiais da Nova Concurso em sua aprovação?

Marcelo: “Posso dizer principalmente que economizou meu tempo em ficar procurando conteúdos de fontes diversas, já que as apostilas oferecem o conteúdo como consta do edital.”


Nova Concursos: Você indicaria a Nova?

Marcelo:
“Sim, para quem não quer perder tempo procurando conteúdo para estudar, principalmente conteúdos de Legislação, onde o edital cobre artigos específicos de determinada lei, estes já não estarão devidamente selecionados no material impresso.”


Nova Concursos: Deixe uma mensagem para os concurseiros que estão na batalha pela aprovação.

Marcelo: “O concurso público privilegia quem não desiste. Se após uma reprovação, você decide que concurso não é para você e desiste de continuar estudando e tentando, o fato de que você não será aprovado está consumado. Por outro lado, se após essa mesma reprovação, você levanta a cabeça e abre seus livros com ainda mais dedicação, aí sim vocês estará se aproximando do sonho da sua aprovação. Procure ver experiência e aprendizado onde os outros veem derrota e siga firme em seu propósito que sua hora irá chegar.”

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais