Pedro Cleto – Aprovado com a Nova Concursos – PM-SP

Redator da Nova Concursos

icone calendario 25 set 2018

Pedro-Cleto-dos-Santos-Filho_facebook_ADS

Olá concurseiros! Nossa entrevista de hoje é com o Pedro Cleto dos Santos Filho, aprovado no concurso PM-SP com os materiais Nova Concursos.

Pedro conciliava os estudos e o trabalho em um navio, no sistema ‘offshore’. Três meses antes da prova, decidiu focar apenas no concurso para conquistar não apenas o seu sonho, mas o da família inteira.

Ele deixa um recado para os concurseiros:

“Nem todo dia é dia de vitória, mas só você pode fazer isso por você. Não é estudar muito, é estudar certo.”

Confira a entrevista completa:

Nova Concursos: Qual era sua rotina de preparação para o concurso? Como você chegou a esse modelo?
Pedro:Eu já havia prestado o concurso no ano passado e tinha sido aprovado, mas não fiquei no número que é chamado para fazer a segunda etapa. Eu comecei a pesquisar material e pessoas que já haviam passado falaram para eu comprar o material de vocês, que era bem completa. Aí como eu trabalhava lá no navio, no sistema offshore, trabalhava em um navio de petróleo, eu levei a apostila para o trabalho e comecei a estudar lá e a estudar em casa. Quando faltava três meses para a prova, eu dediquei só para estudar. Nisso, toda parte da manhã era focada só em estudar, em melhorar a parte de redação, essas coisas.


Nova Concursos: Como era a sua forma de estudo? Apostilas, resumos, exercícios?

Pedro: “Então, eu comprei a apostila de vocês e através dela eu lia bastante e fazia resumos.”


Nova Concursos: Você precisou abdicar da convivência com a família e de sua vida social?

Pedro: “A gente tem que abrir mão um pouco né? Porque é um concurso que é muito concorrido, parece que foram 150 mil inscritos esse ano, então a gente tem que abrir mão um pouquinho que se não a gente não passa. Depois tem a parte boa, que é ver que você foi aprovado e vai ter a segunda etapa pela frente, então é melhor você abrir mão para ter uma vantagem no futuro.”


Nova Concursos: Sua família entendeu o fato de te ter um pouco ausente durante o período da sua preparação? Te apoiaram?

Pedro: “Sim, sim, meu pai, minha mãe e a minha irmã, a gente conversou e foi bem legal que eles me ajudaram muito. Eles procuravam deixar a casa mais silenciosa possível, para eu estar estudando, evitavam me chamar para fazer alguma coisa e era bem compreensível até porque meu pai também é militar… era um desejo da família assim, de modo geral.”


Nova Concursos: Qual foi o tempo total de sua preparação? Acha interessante intercalar a preparação entre dois ou mais concursos?

Pedro: “Olha, seis meses. Não, só prestei o da PM-SP, da Polícia Militar do estado de São Paulo, para o cargo de Soldado mesmo.”


Nova Concursos: Na sua experiência, houve períodos em que o desânimo aparecia? Nesse caso, como manter o foco nos estudos?
Pedro: “Nem todo dia é dia de vitória. Tem dias que a gente perde, tem dias que a gente acorda e você vê as pessoas passeando, saindo, curtindo a vida, continuando a trabalhar, e você tem que dar uma pausa na sua vida né, vamos dizer assim, para alcançar esse objetivo. Então, tem dias que é bem difícil, você acorda totalmente desestimulado, tem que ler uma matéria que já está lendo há uns dois ou três dias e não consegue entender direito. Só que quando você tem um objetivo, você tem um foco e tem um sonho, você tem que correr atrás. É só você que pode fazer isso por você.”


Nova Concursos: Você mudaria alguma coisa se tivesse que fazer sua preparação novamente? O que você acredita que foi o fator principal para sua aprovação?
Pedro: “O ponto forte foi a preparação com as matérias de Português, Matemática e Redação. Agora um ponto chato foi o nervosismo no dia da prova, que foi muito grande por ser um dos últimos concursos, sendo que já estou perto dos 30 anos então. A gente também que preparar um pouco o psicológico para não ficar nervoso no dia da prova e se dedicar mais para as outras matérias que acabam sendo de desempate. Você não precisa estudar muito, você só precisa estudar certo. Você precisa ter um bom material e dedicar, tem que esquecer celular, redes sociais… se dedica a assistir a sua aula, estudar a sua aula e dá tudo certo. Depois, durante o dia você vai revisando a matéria. Eu sempre quis ser policial militar, mas eu passei por um momento de dificuldade e não pude realizar o concurso. E agora eu já tenho uma idade avançada, tenho 29 anos, então a minha determinação foi essa aí, era minha última chance e eu tenho que passar, não tem escolha. Tem que ir, é agora ou agora.”


Nova Concursos: É o primeiro concurso que você presta? Se não, quais foram os outros e qual seu rendimento nos certames?

Pedro: “Prestei apenas os concurso da Polícia Militar. Meu objetivo sempre foi a Polícia Militar.”


Nova Concursos: Como você conheceu a Nova Concursos?

Pedro: “Normalmente eu estava prestando os concursos com o pessoal de São Paulo. Têm muitos cursos lá em São Paulo, que são online, fui conhecendo, fui ganhando panfleto e fui pesquisando. Fui pesquisando na internet e perguntando para amigos meus que já estão na corporação sobre qual apostila que eles compraram, qual recomendariam, e de quatro pessoas que eu perguntava, três me falavam que era a Nova Concursos, por não ser um valor alto e ser uma apostila bem completa. O meu cunhado tinha uma apostila de vocês para soldado, vi que era completa mesmo, bem legal, assim, era uma apostila que, se você pegar e estudar por ela, você passa, tanto que eu passei. Eu queria ter comprado a impressa e o curso, mas eu não tinha condição. Mas foi por indicação de pessoas que já trabalham, que têm uma carreira na polícia militar, e pessoas que prestaram concursos para outros lugares também, tenho conhecidos que prestaram para outros lugares também que falaram que a Nova Concursos tem uma apostila muito boa e a entrega é muito rápida.”


Nova Concursos: Qual o papel dos materiais da Nova Concurso em sua aprovação?

Pedro: “Eu tinha a força de vontade e a Nova Concursos tinha o conhecimento, a técnica. Foi muito importante porque eu precisava de um material bom e completo mas sem ser aqueles cheio de textos longos. Queria algo resumido porém completo, e apostila da Nova Concursos é exatamente isso!”


Nova Concursos: Você indicaria a Nova?

Pedro:
 “Claro que indicaria. Na verdade, meu cunhado e minha irmã que vão fazer o concurso também já compraram material da Nova Concursos e gostaram.”


Nova Concursos: Deixe uma mensagem para os concurseiros que estão na batalha pela aprovação.

Pedro: “Você tem que acreditar no seu sonho todos os dias, precisamos entender que desistir torna o caminho mais longo e persistir faz ele ficar próximo dos seus objetivos. Quando tudo estiver difícil, tenha fé e persista que você chegará até seu objetivo!”

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais