O que cai na prova: Bombeiros – PA

icone calendario 11 nov 2015

bombeiro para O Corpo de Bombeiros Militares do Pará abriu concurso com 330 vagas para candidatos de ensino médio completo. Se você vai participar das seleções, veja o que cai na prova. O Portal GN Concurso separou os principais conteúdos para você.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Bombeiros – PA.

Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Bombeiros PA

Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos dissertativos. 2. Conhecimentos linguísticos. Norma culta: Ortografia / acentuação. Emprego do sinal indicativo da crase. Classes de palavras: definições, classificações, formas, flexões, empregos. Formação de palavras. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Concordância verbal. Concordância nominal. Regência verbal. Regência nominal. 3. A variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua adequadas às várias situações de comunicação.
Redação em língua portuguesa (somente para Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes): Além da leitura, a prova avaliará, especialmente, as habilidades de produção textual. A redação avaliará as habilidades de organização e exposição de ideias, bem como a correção gramatical. O texto elaborado pelo candidato deverá apresentar as seguintes características: Pertinência e relevância dos argumentos; estruturação lógica e coerente das ideias; expressão clara e concisa; propriedade vocabular; uso adequado dos mecanismos de coesão; adequada paragrafação.

Matemática: 1. Conjuntos. Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade. Conjuntos: Operações de união, interseção, diferença, complementar e produto cartesiano. Conjuntos numéricos e Operações: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais. 2. Funções. Definição de função, domínio, imagem, gráficos, crescimento e decrescimento. Funções: polinomiais, modulares, racionais, exponenciais e logarítmicas. Progressões: Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas.

Biologia: 1. Organização celular da vida: A célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Características celulares dos reinos Monera, Protista, Fungi, Vegetal, Animal e organização viral. Células vegetais e animais. Composição química da célula. Biomembranas; estrutura, permeabilidade e transporte celular. Componentes estruturais da célula com ênfase nas suas funções. Processos energéticos celulares: respiração, fotossíntese e fermentação. Estrutura e formação do RNA e do DNA, autoduplicação, transcrição, código genético, síntese de proteínas, tradução e mutação. Ciclo celular: interfase, divisão mitótica e meiótica. 2. Sistemas reprodutores humanos. Masculino. Feminino. Controle hormonal e Ciclo menstrual. 3. Desenvolvimento humano. Gametogênese e fecundação. Etapas do desenvolvimento embrionário humano e anexos embrionários. 4. Doenças Sexualmente Transmissíveis e Agentes Etiológicos. Vírus. Bactérias. Protozoários. Fungos. Artrópodes.

Física: 1. Mecânica. Movimentos de translação e de rotação. Leis do movimento: inércia e forças. Lei de conservação da energia mecânica. Lei de conservação da quantidade de movimento.

Química: 1. Estrutura atômica. Evolução da estrutura atômica. Massas Atômicas e Massas Moleculares (quantidades de matéria). 2. Estudo da Classificação Periódica dos Elementos. Propriedades periódicas e aperiódicas. Configuração Eletrônica dos elementos químicos. Ligações Químicas. Geometria Molecular. 3. As Combinações Químicas que modificam a Natureza das substâncias. Ácidos, Bases, Sais, Óxidos e Hidretos. 4. As Substâncias Químicas e suas interações com o meio ambiente. Reações Químicas. 5. Os Fenômenos Nucleares: Riscos e Benefícios. Isótopos. Radioatividade natural.

Critérios de desempate

O critério adotado para a classificação final do concurso destinado ao preenchimento das vagas estabelecidas será pela ordem de pontuação decrescente obtida na Avaliação de Conhecimentos. No caso de empate na pontuação, serão considerados os seguintes critérios para desempate:

– Maior número de pontos na disciplina Língua Portuguesa;
– Maior número de pontos na disciplina Matemática;
– Maior número de pontos na disciplina Física;
– O candidato que possuir mais idade, considerados o dia, o mês e o ano de nascimento.

 

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros PA

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais