O que cai na prova: CFP

icone calendario 06 nov 2015

cfp-250X250 O Conselho Federal de Psicologia (CFP) abriu concurso com 500 vagas para candidatos de níveis médio e superior. Se você deseja participar das seleções, veja o que cai na prova. Selecionamos as principais matérias para você!

Para saber mais detalhes e baixar os editais, veja a página do Concurso CFP!

Garanta a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila CFP-DF

Língua portuguesa: Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase. Processo de comunicação: Intencionalidade Discursiva. Elementos Constituintes da Comunicação. Intertextualidade. Desenvolvimento textual: elaboração de relatórios projetos e planejamentos.

Raciocínio lógico (apenas para os cargos de nível médio): Compreensão de estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Diagramas lógicos. Fundamentos de matemática. Princípios de contagem e probabilidade. Arranjos e permutações. Combinações.

Noções de informática: Conceitos básicos: novas tecnologias e aplicações, ferramentas e aplicativos, procedimentos de informática, tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. Ambiente Windows (versões 7 e 8): noções de sistemas operacionais, programas e aplicativos e conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Microsoft Office (versões 2010, 2013 e 365): Word (editor de textos), Excel (planilhas), Power Point (apresentações), Outlook, OneNote e Lync. Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet, extranet e intranet. Programas de navegação: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari e Opera. Utilização de internet: Sítios de busca e pesquisa, ambientes colaborativos. Redes sociais, computação nas nuvens (cloud computing). Segurança da informação: noções de vírus, worms e outras pragas virtuais, técnicas de fraude e invasão de sistemas, aplicativos (antivírus, firewall, antispyware etc.), procedimentos de segurança e backup.

Ética no serviço público: Ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Ética e função pública. Ética no Setor Público. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). Lei nº 8.112/1990 e alterações.

Legislação (para os cargos de nível médio): Decreto nº 79.822, de 17 de junho de 1977; Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971; Regimento Interno do Conselho Federal de Psicologia; e suas atualizações ou substituições, disponíveis no site do CFP: www.cfp.org.br. Decreto nº 5.450, de 31 de maio 2005 – regulamenta o Pregão na forma Eletrônica; Lei 8.666 de 21 de junho 1993 – institui normas gerais para licitações e contratos da Administração Pública; Lei nº 10.520, de 17/07/2002 – institui a modalidade de licitação Pregão.

Legislação (para os cargos de nível superior): Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962: Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo; Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971: Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências. Decretos – Decreto nº 53.464, de 21 de janeiro de 1964: Regulamenta a Lei nº 4.119, de agosto de 1962, que dispõe sobre a Profissão de Psicólogo; Decreto nº 79.822, de 17 de junho de 1977: Regulamenta a Lei nº 5.766, de dezembro de 1971, que criou o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências. CBO – Catálogo Brasileiro de Ocupações – Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. Resoluções – Resolução CFP nº 019/2000: Institui o Manual Unificado de Orientação e Fiscalização – MUORF; Resolução CFP nº 07/2003 institui o Manual de Elaboração de Documentos, produzidos pelo psicólogo, decorrentes de Avaliações Psicológicas; Resolução CFP nº 10/2005: Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo; Resolução nº 1/2006: Altera a Resolução CFP nº 19/2000, que institui o Manual Unificado de Orientação e Fiscalização – MUORF; Resolução 3/2007: Consolidação das Resoluções do CFP; Resolução nº 6/2007: Institui o código de processamento disciplinar. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Políticas públicas: Sistema Único de Saúde (SUS): Lei nº 8080/90; Lei n° 8142/90; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira as suas no edital!

Critérios de desempate

Para os candidatos concorrentes aos cargos de nível médio, em caso de empate, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
– Tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso público
– Obtiver a maior nota na disciplina de Conhecimentos Específicos;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Legislação;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Língua Portuguesa;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Raciocínio Lógico;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Ética no Serviço Público;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Noções de informática;
– For mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

Para os candidatos concorrentes aos cargos de nível superior, em caso de empate, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
– Tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso público
– Obtiver a maior nota na Prova Objetiva;
– Obtiver a maior nota na Prova Discursiva;
– Obtiver a maior nota na Prova de Títulos;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Conhecimentos Específicos;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Língua Portuguesa;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Legislação;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Ética no Serviço Público;
– Obtiver a maior nota na disciplina de Noções de informática;
– For mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

Saiba mais sobre o Concurso CFP

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais