O que cai na prova: FUNAI

icone calendario 08 jun 2016

Na semana passada, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) confirmou a realização de um novo processo seletivo, correspondendo às expectativas e homenageando o dia do Índio – comemorado na terça (19), um dia antes da publicação do edital.

Saia na frente da concorrência e comece seus estudos!
Compre agora o Apostila FUNAI

Confira tudo o que será cobrado dos candidatos no processo seletivo da FUNAI:

O documento prevê a seleção de 220 novos funcionários para os cargos de contador, engenheiro (agrônomo, agrimensor e civil) e indigenista especializado. Todos exigem ensino superior e oferecem um salário que pode ser de R$ 5.345,02 ou de R$ 6.330,31.

Aos interessados, as inscrições começam na próxima segunda (2), a partir das 10 horas da manhã, no site da banca organizadora ESAF. Os cadastros estarão liberados até às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de maio. A taxa de participação pode ser de 100 ou 120 reais, dependendo da carreira pretendida.

O processo de avaliação conta com duas fases (provas objetiva e discursiva) reagendadas para 28 de agosto. A aplicação ocorrerá em cidades por todo o território nacional. Confira a seguir alguns detalhes da prova.

Conteúdo Programático

funai-250X2501) Conhecimentos Gerais

– Língua Portuguesa: compreensão textual. Ortografia. Semântica. Morfologia. Sintaxe. Pontuação. Falácias argumentativas. E redação oficial.

– Raciocínio Lógico e Quantitativo: lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. Proposições: conectivos. Conceito. Conceito de proposição. Valores lógicos das proposições. Conectivos. Tabela-verdade. Operações lógicas sobre proposições: negação de uma proposição. Conjugação de duas proposições. Disjunção de duas proposições. Proposição condicional. Proposição bicondicional. Tautologias e Contradições. Equivalência Lógica e Implicação Lógica. Conceito e propriedades da relação de equivalência lógica. Recíproca, contrária e contrapositiva de uma proposição condicional. Implicação Lógica. Princípio de substituição. Propriedade da implicação lógica. Argumentos: conceito de argumento. Validade de um argumento. Critério de validade de um argumento. Sequências e séries: sequência numérica. Progressão aritmética. Progressão geométrica. Série geométrica infinita. Probabilidade. E análise combinatória.

– Direito Constitucional: Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Princípios fundamentais. Aplicabilidade das normas constitucionais. Normas de eficácia plena, contida e limitada. Normas programáticas. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos. Organização político-administrativa do Estado. Federalismo brasileiro: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e Territórios Federais. Administração pública. Disposições gerais, servidores públicos. Poder Executivo. Atribuições e responsabilidades do presidente da República. Poder Legislativo. Estrutura. Funcionamento e atribuições. Processo legislativo. Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Comissões parlamentares de inquérito. Poder Judiciário. Disposições gerais. Órgãos do Poder Judiciário. Organização e competências, Conselho Nacional de Justiça. Composição e competências. Funções essenciais à justiça.Ministério Público, Advocacia Pública.Defensoria Pública. Meio Ambiente. E índios e terras indígenas.

– Direito Administrativo: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes, natureza, fins e princípios. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. Ato administrativo. Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. Invalidação, anulação e revogação. Prescrição. Contrato Administrativo. Lei nº 8.666/1993. Agentes administrativos. Investidura e exercício da função pública. Direitos e deveres dos funcionários públicos; regimes jurídicos. Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. Lei nº 8.112/1990 e suas alterações. Poderes da Administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar. Princípios básicos da Administração. Responsabilidade civil da Administração: evolução doutrinária e reparação do dano. Enriquecimento ilícito e uso e abuso de poder. Improbidade administrativa: sanções penais e civis — Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação, formas e competência de prestação. Organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Controle e responsabilização da Administração. Controle administrativo. Controle judicial. Controle legislativo. Responsabilidade Civil do Estado. Decretos Presidenciais nº 1.171/1994 e nº 6.029/2007.

– Legislação Indigenista: Lei nº. 5.371, de 05 de dezembro de 1967. Lei nº. 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Convenção nº. 169 da Organização Internacional do Trabalho, sobre Povos Indígenas e Tribais, de 27 de junho de 1989, ratificada no Brasil em 2002 e promulgada em 2004. Decreto Presidencial nº. 26, de 04 de fevereiro de 1991. Decreto Presidencial nº. 1.775, de 08 de janeiro de 1996. Portaria do Ministério da Justiça nº. 14, de 09 de janeiro de 1996. Decreto Presidencial nº. 3.108, de 30 de junho de 1999. Decreto Presidencial nº. 3.156, de 27 de agosto de 1999. Declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos dos Povos Indígenas, de 13 de setembro de 2007. Decreto Presidencial nº. 7.056, de 28 de dezembro de 2009. Portaria do Ministério da Justiça nº. 2.498, de 31 de outubro de 2011. Decreto Presidencial nº. 7.747, de 05 de junho de 2012. Portaria da Presidência da Funai nº. 1.733, de 27 de dezembro de 2012. Decreto Presidencial nº. 8.593, de 17 de dezembro de 2015.

– Informática: conceitos fundamentais de informática. Organização, arquitetura e componentes funcionais (hardware e software) de computadores. Sistema operacional: ambientes Linux e Windows. Redes de computadores: princípios e fundamentos de comunicação de dados. Conceitos de Internet e Intranet. Utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de busca e pesquisa. Aplicativos para edição de textos e planilhas, geração de material escrito e multimídia (BrOffice e Microsoft Office). Conceitos básicos de segurança da informação. Procedimentos de cópias de segurança. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Software livre.

– Administração Pública: Estado, governo e sociedade: conceito e evolução do Estado contemporâneo; aspectos fundamentais da formação do Estado brasileiro; teorias das formas e dos sistemas de governo. A Administração Pública brasileira: processo evolutivo; reformas administrativas, seus princípios, objetivos, resultados e ensinamentos; patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. Atual conformação da Administração Pública em face dos preceitos constitucionais e legais; aspectos contemporâneos da gestão pública. O Sistema de Freios e Contrapesos. O processo de modernização da Administração Pública. Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública. Governabilidade, governança e accountability. Governo eletrônico e transparência. Qualidade na Administração Pública. Novas tecnologias gerenciais e organizacionais e sua aplicação na Administração Pública. Gestão Pública empreendedora. Ciclo de Gestão do Governo Federal. Processo decisório: técnicas de análise e solução de problemas; fatores que afetam a decisão; tipos de decisões.

2) Conhecimentos Específicos

– De acordo com cada carreira, confira no edital .

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) tiver maior pontuação na Prova Discursiva;
c) tiver maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa;
d) tiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;
e) tiver exercido a função de jurado;
f) tiver maior idade.

– Para mais informações desse concurso, basta acessar: Concurso FUNAI .

– Confira também dicas de Como estudar para a Prova da FUNAI .


A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

funai-590X72

Saiba mais sobre o Concurso FUNAI: Órgão solicita 826 vagas; edital pode ser publicado em junho de 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais