O que cai na prova: IFB

icone calendario 13 out 2016

concurso IFB O IFB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília) publicou 2 editais de concurso que somam 133 vagas. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridades. Se você vai participar dos testes agendados para os dias 20 e 27 de novembro (de acordo com o cargo), veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila IFB

Matéria comum a todos os cargos dos editais 1 e 2 deste concurso:

Legislação: Constituição Federal de 1988: Da Administração Pública (artigos 37 a 41). 2. Lei nº 8.112/90 e alterações posteriores: Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (artigos 5º ao 39); Dos Direitos e Vantagens ( artigos 40 a 115); Do Regime Disciplinar ( artigos 116 a 142). 3. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/94, e suas atualizações. 4. Lei nº 11.892/08 e suas alterações posteriores: Das Finalidades e Características dos Institutos Federais ( artigo 6º); Dos Objetivos dos Institutos Federais (artigos 7º e 8º) e Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais (artigos 9º a 13). 5. Lei nº 9.394/96 e suas alterações posteriores: Da Educação (artigo 1º); Dos Princípios e Fins da Educação Nacional (artigos 2º e 3º); Do Direito à Educação e do Dever de Educar (artigos 4º a 7º); Da Organização da Educação Nacional (artigos 13 a 15); Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino (artigos 21 a 28 e 32 a 67).

Conhecimentos específicos: cada cargo possui diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Edital 2/2016:

Conhecimentos de informática (comum a todos os cargos de níveis fundamental, médio e superior): O COMPUTADOR. 1.1. História e Evolução da Computação. 1.2. Tipos de Computadores. 1.3. Principais componentes de um computador. 1.4. Dispositivos de entrada e saída. 1.5. Dispositivos de processamento: a unidade central. 1.6. Memória Principal. 1.7. Dispositivos de armazenamento. 1.8. Redes de Computadores. 2. SISTEMA OPERACIONAL. 2.1. MS Windows 7 e 8. 2.2. Linux. 3. APLICATIVOS. 3.1. Pacote Microsoft Office 2007/2010 e Pacote LibreOffice 4. 3.2. Editor de Textos: MS-Word 2007 e 2010 e LibreOffice Writer 4. 3.3. Planilha Eletrônica: MS-Excel 2007 e 2010 e LibreOffice Calc 4. 3.4. Apresentação de Slides: MS-PowerPoint 2007 e 2010 e LibreOffice Impress 4. 3.5. Clientes de E-mail: MS-Outlook 2007 e 2010. 3.6. Navegadores de internet – Internet Explorer 9 e 10, Mozilla Firefox 38 e Google Chrome 32 ou superior. 4. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. 4.1. Conceitos de Proteção e Segurança da Informação. 4.2. Antivírus, Vírus e Códigos Maliciosos (Malware). 4.3. Firewall. 4.4. Backup. 4.5. Criptografia. 5. Serviços de Internet. 5.1. Conceitos. 5.2. Correio eletrônico. 5.3. Listas de e-mail. 5.4. Grupos de discussão. 5.5. Navegação, busca e pesquisa.

Disciplinas comuns aos cargos de nível fundamental (C)

Português: Ortografia. 2. Acentuação gráfica. 3. Pontuação. 4. Classes gramaticais. 5. Variações verbais: tempo, modo, número e pessoa. 6. Termos da oração: período simples. 7. Concordância verbal: regra geral. 8. Concordância nominal: regra geral. 9. Elementos coesivos: preposições, conjunções e pronomes. 10. Coerência textual. 11. Noções gerais sobre frase, oração e período. 12. Ordem direta e ordem indireta da frase. 13. Discurso direto e discurso indireto. 14. Recursos das linguagens verbal e não verbal: metáfora, ironía e humor. 15. Leitura e interpretação de textos.

Raciocínio lógico: Raciocínio lógico: associação lógica de relações entre pessoas, locais, objetos ou eventos; compreensão de relações fornecidas e dedução de novas informações; sequências lógicas de letras, palavras, figuras e números; orientações temporais e espaciais; discriminação de elementos; a partir de hipóteses, chegar de forma válida, a conclusões determinadas. 2. Raciocínio matemático: conjuntos e conjuntos numéricos; operações, propriedades e problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; regra de três simples e composta; porcentagem; noções de probabilidade; geometria básica.

Disciplinas comuns aos cargos de nível médio/técnico (D):

Português: O Novo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil. 2. Elementos da comunicação e funções da linguagem. 3. Pronomes. 4. Colocação pronominal. 5. Frase, oração e período. 6. Sintaxe do período simples. 7. Sintaxe do período composto. 8. Transitividade verbal. 9. Concordâncias verbal e nominal. 10. Regências verbal e nominal. 11. Crase. 12. Elementos coesivos e coerência textual. 13. Tipos de discursos: direto, indireto e indireto livre. 14. Noções de figuração de linguagem. 15. Leitura e interpretação de textos.

Raciocínio lógico: Raciocínio lógico: fundamentos de lógica e formação de conceitos; proposições, argumentos, equivalências e implicações; associação lógica de relações entre pessoas, locais, objetos ou eventos; compreensão de relações fornecidas e dedução de novas informações; sequências lógicas de letras, palavras, figuras e números; orientações temporais e espaciais; discriminação de elementos; a partir de hipóteses, chegar de forma válida, a conclusões determinadas. 2. Raciocínio matemático: conjuntos e conjuntos numéricos; operações, propriedades e problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta.

Disciplinas comuns aos cargos de nível superior (D):

Português: O Novo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil. 2. Elementos da comunicação e funções da linguagem. 3. Usos dos verbos regulares, irregulares, anômalos e defectivos. 4. Análise morfossintática do período simples. 5. Sintaxe do período composto: análise das orações coordenadas. 6. Sintaxe do período composto: análise das orações subordinadas. 7. Concordâncias verbal e nominal. 8. Regências verbal e nominal. 9. Crase. 10. Elementos coesivos e coerência textual. 11. Tipos de discursos: direto, indireto e indireto livre. 12. Vícios da linguagem. 13. Diferenças entre o texto literário e não literário. 14. Figuras de palavras, de sintaxe e de pensamento. 15. Leitura e interpretação do texto literário.

Raciocínio lógico: Raciocínio lógico: fundamentos de lógica e formação de conceitos; proposições, argumentos, equivalências e implicações; associação lógica de relações entre pessoas, locais, objetos ou eventos; compreensão de relações fornecidas e dedução de novas informações; sequências lógicas de letras, palavras, figuras e números; orientações temporais e espaciais; discriminação de elementos; a partir de hipóteses, chegar de forma válida, a conclusões determinadas. 2. Raciocínio matemático: conjuntos e conjuntos numéricos; operações, propriedades e problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem; análise combinatória e probabilidade; geometria básica.

Para saber mais detalhes e baixar os editais, veja a página do Concurso IFB!

Critérios de desempate

Caso haja empate, terá preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:
– Tiver maior idade entre os mais idoses
– Obtiver maior titulação;
– Maior nota na Prova de Conhecimentos Específicos;
– Maior nota na Prova Didática;
– Maior nota na Prova de Títulos;
– Maior idade entre os não idosos
– Tiver exercido a função de jurado

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila-ifb

Saiba mais sobre o Concurso IFB: Confirmado! Comissão Escolhida!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais