O que cai na prova: IFG

icone calendario 14 out 2016

ifg O IFG (Instituto Federal de Goiás) abriu concurso com 13 vagas para carreiras técnico-administrativas. Os salários variam de R$ 1.834,69 a até R$ 3.868,21. Se você vai participar dos testes agendados para 11 de dezembro, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila IFG

Conteúdo programático:

Disciplinas comuns a todos os cargos deste concurso:

Português: 1- Leitura e Interpretação textual de diferentes gêneros textuais de circulação social, relacionados ao trabalho e à literatura. 2- Efeitos de sentido, hierarquia dos sentidos do texto, situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, modalização, linguagem não-verbal. 3- Modos de organização do texto: descrição, narração, exposição, argumentação, diálogo e esquemas retóricos (enumeração de ideias, relações de causa e consequência, comparação, gradação, oposição etc.). 4- Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, período, oração, frase, pontuação, tipos de discurso, mecanismos de estabelecimento da coerência, coesão lexical e conexão sintática. 5- Estilo e registro: variedades linguísticas, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. 6- Concordância nominal e verbal. 7- Regência verbal e nominal. 8- Classes de palavras: norma e uso. 9- Estrangeirismos, neologismos e processos de formação de palavras. 10- Ortografia. 11- Acentuação. 12- Uso da crase. 13- Divisão silábica. 14- Sons e letras.

Legislação: 1- Administração pública direta e indireta. 2- Poderes da União. 3- Princípios de legalidade, impessoalidade e moralidade. 4- Cargos, empregos e funções públicas. 5- Regime Jurídico Único do servidor público na Constituição Federal e Lei 8.112/1990. 6- Crimes próprios do servidor público. 7- Constituição Federativa da República Brasileira Art. 37; Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto. 8- Lei nº 11.892/2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. 9- Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal – Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. 10- Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005 – dispõe sobre a estruturação do plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação. 11- Normas para licitações e contratos da Administração Pública (Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações; Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002 e suas alterações; Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011 e suas alterações). 12- Lei nº 9.784 de 29/01/1999, Regula o Processo Administrativo no âmbito Federal; 13- Lei nº 9.394 de 20/12/1996, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 14- Plano de Desenvolvimento Institucional do IFG, 2012/2016. 15- Lei nº 12.527/11 – Acesso à Informação; 16- Lei 12.711/2012 – que dispõe sobre o ingresso nas universidades e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.

Raciocínio Lógico e Matemático: 1- Estruturas lógicas; 2- Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões; 3- Lógica sentencial (ou proposicional); 4- Proposições simples; 5- Tabelas verdade; 6- Equivalências; 7- Probabilidade; 8- Noções de Estatística: tabelas, gráficos, média aritmética, média ponderada; 8- Operações com conjuntos; 9- Proporção e Regra de três.

Informática: 1- Noções de informática: conceitos básicos de software (sistemas operacionais, aplicativos e utilitários) e hardware (componentes básicos do computador: memórias, dispositivos de entrada e saída de dados, processador). 2- Configuração e uso do Sistema Operacional Windows (versão 7.x, em idioma Português), teclas de atalho, ferramentas, propriedades do sistema (painel de controle), manipulação de pastas arquivos, gerenciamento de usuários e contas, parâmetros e caracteres curingas (* e ?) para pesquisa e localização de arquivos. 3- Softwares Aplicativos (Pacote MS-Office versão 2007, LibreOffice versão 4.x ): Editor de texto, Planilha Eletrônica e de Apresentação. 3.1- Teclas de atalho, recursos básicos, componentes e personalização das barras: de ferramentas, barra de menu e barra de status. 4- Internet: utilização e gerenciamento de navegadores e correio eletrônico, conceitos básicos de segurança da informação.

Conhecimentos específicos: cada cargo possui diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Critérios de desempate

Em caso de empate na última colocação, para efeito da avaliação da Prova Escrita, dar-se-á preferência, como critério de desempate:
– O candidato que obtiver maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;
– O candidato que obtiver maior número de pontos nas questões de Legislação;
– O candidato que obtiver maior número de pontos nas questões de Raciocínio Lógico e Matemático.
– O candidato com maior idade.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila-ifg

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais