O que cai na prova: IFMG

icone calendario 04 nov 2016

concurso IFMG O IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) abriu concurso com 109 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridades. Se você vai participar dos testes agendados para o dia 27 de novembro de 2016, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

>> Apostila IFMG em até 3x SEM JUROS

Conhecimentos comuns a todos os cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior deste concurso:

Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1. Conceito, classificações, princípios fundamentais. 1.2. Direitos e garantias fundamentais. 1.3. Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 1.4. Administração Pública, disposições gerais, servidores públicos. 2. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais. 3. Ética na Administração Pública Federal. 4. Sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito. 5. Lei que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988 e atualizada até a Emenda Constitucional n.º 92, de 12 de julho de 2016.

Informática: Sistema Operacional Windows 7 (versão Professional em português): conceitos; utilização do sistema; interface de trabalho; gerenciamento de contas e grupos de usuários; recursos de pesquisa; configuração e operação do mouse e teclado; logon e logoff no sistema; configurações de vídeo, recursos de ajuda; formatação de dispositivos de armazenamento; painel de controle; configurações do sistema e personalizações; instalação e remoção de programas; utilitários e acessórios; ferramenta de limpeza de disco; desfragmentador de disco; atualização do sistema; Windows Explorer.

Conhecimentos específicos: Cada cargo possui diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Matérias comuns aos cargos de nível fundamental:

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; 2. Variação linguística: diversidade de usos da língua; 3. Relações entre textos verbais e não-verbais; 4. Mecanismos de organização textual; 5. Processos de formação de palavras; 6. Classes de palavras: identificação, flexão e emprego de substantivos, adjetivos, pronomes, verbos, advérbios, preposições e conjunções. Colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos. Verbo: flexão, conjugação, correlação dos modos e tempos verbais, vozes; 7. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo da crase. Usos da pontuação; 8. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

Matéria comum aos cargos de níveis médio/técnico:

Língua Portuguesa: Linguagem, língua e ideologia (a confluência entre os signos – verbais, visuais); 2. Noções de texto e discurso. 2.1. Compreensão e interpretação de textos. 2.2. Níveis de leitura de um texto. 2.3. Intertextualidade. 2.4. Textos temáticos e figurativos; 3. Organização do texto e gêneros textuais. 3.1. Tipos e gêneros textuais. 3.2. Fatores de textualidade. 3.3 aspectos pragmáticos (conhecimentos partilhados, regras sociais de interação), aspectos semântico-conceituais (explícitos e implícitos; coerência) e aspecto formal (coesão); 4. As variantes linguísticas. 4.1. As diversas modalidades de uso da língua. 4.2. Língua falada e língua escrita: características; 5. Semântica e lexicologia; 5.1. Campo lexical e campo semântico. 5.2. A significação das palavras. 5.3. Denotação e Conotação. 5.4. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia; 6. Processos argumentativos. 6.1. Argumentação consistente e falaciosa. 6.2 Tipos de argumentos: citação, opinião, analogias, exemplificação, contrastes, temporalidade, dentre outros.

Matéria comum aos cargos de nível superior:

Língua Portuguesa: Linguagem, língua e ideologia (a confluência entre os signos – verbais, visuais); 2. Noções de texto e discurso. 2.1. Compreensão e interpretação de textos. 2.2. Níveis de leitura de um texto. 2.3. Intertextualidade. 2.4. Textos temáticos e figurativos; 3. Organização do texto e gêneros textuais. 3.1. Tipos e gêneros textuais. 3.2. Fatores de textualidade. 3.3 aspectos pragmáticos (conhecimentos partilhados, regras sociais de interação), aspectos semântico-conceituais (explícitos e implícitos; coerência) e aspecto formal (coesão); 4. As variantes linguísticas. 4.1. As diversas modalidades de uso da língua. 4.2. Língua falada e língua escrita: características; 5. Semântica e lexicologia; 5.1. Campo lexical e campo semântico. 5.2. A significação das palavras. 5.3. Denotação e Conotação. 5.4. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia; 6. Processos argumentativos. 6.1. Argumentação consistente e falaciosa. 6.2 Tipos de argumentos: citação, opinião, analogias, exemplificação, contrastes, temporalidade, dentre outros; 7. Processos de formação de palavras. 7.1. Derivação e Composição.7.2. Neologismos e estrangeirismos. 8. Morfossintaxe; 8.1. Emprego das classes de palavras. 8.2. Estruturação e emprego do período simples e do composto. 8.3. Emprego da regência verbal e nominal. 8.4. Emprego da concordância verbal e nominal. 8.4. Colocação pronominal; 9. Estilística. 9.1. Emprego das figuras de Linguagem. 9.2. Vícios de linguagem; 10. Emprego dos sinais de pontuação.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso IFMG

Critérios de desempate

No caso de igualdade entre os candidatos no total de pontos, o desempate será feito sucessivamente ao candidato que:
– Possuir sessenta anos ou mais.
– Obtiver maior número de pontos na Prova de Conhecimento Específico da Prova Objetiva;
– Obtiver maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa da Prova Objetiva;
– Obtiver maior nota na Prova de Títulos;
– Possuir idade mais elevada;
– Ter participado como jurado (Art. 440 do Código de Processo Penal).

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

Saiba mais sobre o Concurso IFMG

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais