O que cai na prova: IFPR

icone calendario 21 jun 2016

o que cai na prova da ifpr O Instituto Federal do Paraná (IFPR) publicou edital com 138 oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Os aprovados irão receber salário de R$ 1.739,04 a R$ 4.014,00.

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Para quem se interessou, as inscrições estão abertas até o dia 14 de julho. A taxa de participação vai de 55 a 120 reais e os cadastros devem ser feitos através do site da Cetro. O início das provas está agendado para 17 de outubro.

Confira a seguir o que será cobrado nos exames:

Conteúdo Programático

– Legislação e Contexto Histórico da Educação Profissional, Científica e Tecnológica:

1) Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Art. 5º e Capítulo III); 2) Lei nº 8.069 de 1990 e suas atualizações; 3) Lei 8.112 de 1990 e suas atualizações; 4) Lei nº 9.394 de 1996 e suas alterações; 5) Lei nº 9.784 de 1999 e suas atualizações; 6) Lei nº 10.098 de 2000 e suas atualizações; 7) Lei nº 10.436 de 2002 e seu regulamento; 8) Lei nº 10.861 de 2004; 9) Lei nº 11.892 de 2008 e atualizações; 10) Lei nº 12.711 de 2012 e seu regulamento; 11) Lei nº 12.772, de 2012 e suas atualizações; 12) Lei nº 13.005 de 2014; 13) Decreto nº 1.171, de 1994 e suas atualizações; 14) Decreto nº 5.154 de 2004 e suas atualizações; 15) Decreto nº 5.224 de 2004 e suas atualizações 16) Decreto nº 5.773 de 2006 e suas atualizações; 17) Portaria Normativa MEC nº 40 de 2007 e que foi Republicada em 29 de dezembro 2010; 18) Resolução CNE/CP nº 3, de dezembro de 2002; 19) Resolução CNE/CES nº 11, de março de 2002; 20) Resolução CNE/CEB nº 4, de junho de 2012; 20) História da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. 21) Parecer CNE 05-11: Sobre diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio; 22) Resolução CNE/CEB 02-12: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; 23) Resolução CNE/CP 01- 12: Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; 24) Resolução CNE/CP nº 02, de 1 de julho de 2015 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e continuada de professores; 25) Resolução CNE/CP 01, de 17 de junho de 2004 – diretrizes para a educação das relações étnico-raciais; 26) Resolução CNE/CP 03/2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia; 27) Portaria 120-09 CONSUP: Estabelece critérios de avaliação do processo de ensino e aprendizagem do IFPR; 28) Resolução 55-11 CONSUP: Dispõe sobre a Organização Didático-Pedagógica da Educação Superior do IFPR; 29) Estatuto do IFPR; 30) Resolução 56.12 CONSUP: Aprovação do Regimento Geral do IFPR; 31) Resolução 08-14 CONSUP: Regimento Interno Comum aos Câmpus do IFPR; 32) Resolução 02-09 CONSUP: Estabelece diretrizes para a gestão das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do IFPR. 33) Resolução 54- 11 CONSUP: Dispõe sobre a Organização Didático-Pedagógica no IFPR. 34) Decreto nº 5840-06: Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. 35) EJA Parecer 11.2000: Sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos; 36) Orientações Curriculares para o EM vol 01 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 37) Orientações Curriculares para o EM vol 02 Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 38) Orientações Curriculares para o EM vol 03 Ciências Humanas e suas Tecnologias.

– Conhecimentos Educacionais:

1) O currículo, a didática e a prática de ensino; 2) Educação Profissional e Ensino Profissionalizante; 3) O papel do professor na formação profissional; 4) Diretrizes curriculares para a Educação profissional, técnica de nível médio; 5) Formação inicial e continuada de professores; 6) As políticas educacionais: diretrizes curriculares e propostas pedagógicas; 7) O conhecimento e a aprendizagem: teorias e bases epistemológicas; 8) O ensino e a aprendizagem: elementos da relação pedagógica; 9) Organização do trabalho escolar: metodologia de ensino, planejamento das aulas e avaliação. 10) Educação Inclusiva – democratização do acesso e garantia da permanência escolar; 11) Legislação Educacional.

* Conhecimentos Específicos dependem da carreira desejada, confira no edital os detalhes!

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) tiver a maior nota na parte de Conhecimentos Específicos;
c) tiver a maior nota na parte de Língua Portuguesa;
d) tiver a maior nota na parte de Legislação;
e) tiver a maior nota na prova prática;
f) tiver a maior nota na prova de desempenho didático;
g) tiver a maior nota na prova discursiva;
h) tiver a maior nota prova de títulos;
i) tiver maior idade.

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