O que cai na prova: IFRJ

icone calendario 09 out 2015

IFRJ logao O IFRJ abriu mais de 200 vagas de concurso para os níveis fundamental, médio e superior. Se você vai participar do certame, fique atento a o que cai na prova. Separamos as principais matérias para você.

Para mais informações e para baixar o edital, acesse a página do Concurso IFRJ.

Disciplinas comuns aos níveis Superior, Médio e Fundamental:

Garanta já a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila IFRJ

Língua portuguesa: Leitura e interpretação de textos verbais e não verbais; 2. Modos de organização do discurso; 3. Gêneros textuais: crônica, conto, carta, artigo científico, manual e textos jornalísticos; 4. Relações semânticas; 5. Ambiguidade e polissemia; 6. Figuras de linguagem; 7. Elementos da comunicação; 8. Funções da linguagem (referencial, emotiva, fática, conativa, metalinguística, poética); 9. Classes gramaticais; 10. Estrutura e processos de formação de palavras (prefixo, sufixo, aglutinação, derivação etc); 11. Propriedade lexical; 12. Sintaxe dos períodos simples e compostos (relações sintático-semânticas); 13. Valor sintático-semântico dos conectivos; 14. Coesão e coerência; 15. Concordância, regência, colocação; 16. Emprego dos sinais de pontuação; 17. Variação linguística.

Legislação e ética: Finalidades, características, objetivos e estrutura organizacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e suas alterações); 2. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações); 3.Plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação (Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005); 4. Código de ética profissional do servidor público civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.027, de 12 de abril de 1990 e suas alterações; Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alterações); 5. Normas para licitações e contratos da Administração Pública (Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações; Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002 e suas alterações; Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011 e suas alterações); 6. Regulamentação do acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e suas alterações).

Disciplinas comuns aos níveis Médio e Fundamental:

Informática: Operação de Sistemas Operacionais: Windows 7, 8 e 8.1; 2. Operação de Aplicativos: Microsoft Office 2013 (word, excel, power point, one note).; 3. Internet: Navegação Web; Operação e Configuração de Browsers: Microsoft Internet Explorer, Mozila Firefox e Google Chrome; Operação e Configuração de Mecanismos de Busca na Web; Correio Eletrônico (conceitos básicos); 4. Segurança: Procedimentos e cuidados com segurança da estação de trabalho Windows; Trabalho em rede: Logins (permissões de acesso) e senhas; Backup do Microsoft Windows; Vírus e outras ameaças.

Raciocínio lógico: Estruturas lógicas; 2. Lógica de argumentação.; 3. Diagramas lógicos.; 4. Álgebra; 5. Geometria plana e espacial (áreas, distâncias e volumes das principais figuras e sólidos); 6. Princípios de contagem.; 7. Matemática financeira (juros e descontos simples e compostos); 8. Porcentagem, razões, proporções, regra de três simples, regra de três composta, grandezas proporcionais.; 9. Probabilidade.; 10. Análise Combinatória (princípio fundamental da contagem, permutações, arranjos e combinações); 11. Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG).

Conhecimentos específicos: Para saber as matérias de conhecimentos específicos seu cargo exige, confira o edital clicando aqui .

Critérios de desempate

Em caso de igualdade na nota final, para fins de classificação, para todos os cargos públicos, na situação em que nenhum dos candidatos empatados possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição, o desempate se fará da seguinte forma:
Para os cargos públicos de Nível Superior (Nível E):
– Maior pontuação na Prova Objetiva;
– Maior pontuação nas questões da Disciplina de Conhecimentos Específicos;
– Maior pontuação nas questões da Disciplina de Legislação e Ética;
– Maior pontuação nas questões da Disciplina de Língua Portuguesa; e,
– Maior idade.
Para os cargos públicos de Nível Médio (Nível D e Nível C) e Fundamental (Nível C):
– Maior pontuação nas questões da Disciplina de Conhecimentos Específicos;
– Maior pontuação nas questões da Disciplina de Legislação e Ética;
– Maior pontuação nas questões da Disciplina de Língua Portuguesa;
– Maior pontuação nas questões da Disciplina de Raciocínio Lógico; e,
– Maior idade

Saiba mais sobre o Concurso IFRJ

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais