O que cai na prova: MP – RS

icone calendario 01 ago 2016

mp-rs-250X250 O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP – RS) abriu concurso com o objetivo de formar cadastro reserva para o cargo de Secretário de Diligências, que exige ensino médio completo. Se você deseja concorrer aos iniciais de R$ 6.483,11, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila MP – RS

Língua Portuguesa: Convenções Ortográficas: sistema ortográfico vigente. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Sintaxe e Morfossintaxe: identificação e emprego das classes gramaticais; flexão verbal; flexão nominal; concordância verbal e nominal; colocação pronominal; regência verbal e nominal (emprego do sinal de crase); frase, oração e período (a oração e seus termos; estrutura da oração e do período; colocação dos termos na oração e das orações no período); processos sintáticos: coordenação e subordinação; paralelismo sintático; equivalência e transformação de estruturas; discurso direto e indireto. Pontuação: ponto final, de interrogação e exclamação, dois-pontos, ponto e vírgula, vírgula, travessão e parênteses. Semântica: significado de palavras e expressões; relações de sinonímia e antonímia; denotação e conotação. Compreensão e interpretação de textos: análise e interpretação de textos; tipos de texto; estrutura textual; relação entre ideias: coesão e coerência; recursos coesivos; ponto de vista do autor; ideia central e ideias convergentes; informações literais e pressupostas; inferências. Redação Oficial.

Noções de Direito e Legislação: Direito Administrativo: 1. Administração pública: conceito; administração direta e indireta; descentralização e desconcentração; órgãos públicos. 2. Atos administrativos: requisitos; características; atributos; anulação e revogação; extinção; classificação; espécies. 3. Poder de polícia. 4. Serviço público: definição; classificação; características. 5. Responsabilidade extracontratual do Estado: noções. 6. Controle da Administração Publica: conceito; espécies (judicial, legislativo e administrativo). Direito Constitucional: 1. Direitos e garantias fundamentais. 2. Organização do Estado. 3. Organização dos Poderes. Improbidade Administrativa: 1. A Lei n.º 8.429/92, com alterações supervenientes: Disposições gerais; Atos de improbidade administrativa; Penas; Declaração de bens; Procedimento administrativo e processo judicial. Matéria Estatutária e Institucional: 1. O Ministério Público nas Constituições Federal e Estadual. 2. O Conselho Nacional do Ministério Público: composição e competência. 3. A Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei n.º 8.625/93, com alterações supervenientes). 4. A Lei Orgânica Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Lei Estadual n.º 7.669/82, com alterações supervenientes). 5. Estatuto do Ministério Público da União (Lei Complementar n.º 75/93, com alterações supervenientes). 7. O Servidor Público nas Constituições Federal e Estadual. 8. Estatuto e Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar Estadual n° 10.098/94, com alterações supervenientes). 9. Provimento n.º 26/2008, com alterações supervenientes. 10. Ordem de Serviço n.º 06/2015. 11. Provimento n.º 79/2015. 12. Disposições específicas dos Quadros de Pessoal do Ministério Público: Auxílio-condução (Lei Estadual n.º 8.829/89 com a redação da Lei Estadual n.º 11.357/99); Gratificação por exercício de atividades perigosas (Lei Estadual n.º 11.206/98); Vedação à Advocacia (Lei Estadual n.º 12.956/2008). Matéria Cível e Processual: Direito Civil: 1. Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro. 2. Parte Geral: Das pessoas: Das pessoas naturais; Das Pessoas Jurídicas; Do Domicílio. 3. Parte Especial: Do direito de família: Do Casamento. Das relações de Parentesco. Do regime de bens entre os cônjuges. Dos Alimentos. Da Tutela e da Curatela. 4. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90)

Informática: Ambiente Operacional WINDOWS (*): Fundamentos do Windows: Operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho; Trabalho com pastas e arquivos: localização de arquivos e pastas; movimentação e cópia de arquivos e pastas; criação e exclusão de arquivos e pastas; Configurações Básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano, protetor de tela; Windows Explorer. Processador de Textos WORD (**): Área de trabalho, barras de ferramentas, botões e menus do WORD; Formatação de documentos: recursos de margens, tabulação, recuo e espaçamento horizontal, espaçamento vertical, fontes, destaque (negrito, sublinhado, itálico, subscrito, sobrescrito, etc.); Organização do texto em listas e colunas; Tabelas; Estilos e modelos; Cabeçalhos e Rodapés; Configuração de Página; Planilha Eletrônica EXCEL (**): Área de trabalho, barras de ferramentas, botões e menus do EXCEL; deslocamento do cursor na planilha para seleção de células, linhas e colunas; Introdução de números, textos, fórmulas e datas na planilha, referência absoluta e relativa; Principais funções do Excel: matemáticas, estatísticas, data-hora, financeiras e de texto; Formatação de planilhas.

Raciocínio Lógico-Matemático: Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso MP – RS!

Critérios de desempate

No caso de haver candidatos com idêntico número de pontos na nota final, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
– O que tiver idade igual ou superior a 60 anos
– Que tiver obtido o maior número de acertos nas provas, obedecida a seguinte ordem:
1º Noções de Direito e Legislação,
2º Língua Portuguesa,
3º Informática
4º Raciocínio Lógico-Matemático

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

mp-rs-728X90

Saiba mais sobre o Concurso MP RS: Comissão organizadora é formada; edital com vagas para Técnico e Analista!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais