O que cai na prova: PGE-RO

icone calendario 29 set 2015

PGE RO Trinta profissionais serão selecionados pelo concurso público que a PGE-RO (Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia) abriu. As vagas são para Analista da Procuradoria (nível superior) e Técnico de Procuradoria (nível médio), com salários de  R$ 5.700,00 e R$ 2.750,00, respectivamente.

Se você deseja participar dessa seleção, fique atento ao que cai na prova. O Portal GN selecionou os principais conteúdos para você. Caso queira mais informações, acesse a a página do Concurso PGE-RO .

Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila PGE-RO

Nível Médio:

Língua Portuguesa: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

Nível Superior:

Língua portuguesa: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

Para saber quais as matérias de conhecimentos específicos, veja o Edital aqui.

Critérios de desempate

Em caso de empate nas vagas para o cargo de Analista da Procuradoria, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

– Tiver idade igual ou superior a sessenta anos

– Obtiver a maior nota na Prova Escrita Discursiva

– Obtiver a maior nota no módulo de Conhecimentos Específicos

– Obtiver a maior nota na Avaliação de Títulos

– obtiver a maior nota no módulo de Conhecimentos Básicos

Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho.

Em caso de empate nas vagas para o cargo de Técnico da Procuradoria, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

– Tiver idade igual ou superior a sessenta anos

– Obtiver a maior nota no módulo de Conhecimentos Específicos

– Obtiver a maior nota no módulo de Conhecimentos Básicos

Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho.

Saiba mais sobre o Concurso PGE RO

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais