O que cai na prova: Prefeitura de Caraguatatuba

icone calendario 06 abr 2016

Caraguatatuba - logo A Prefeitura de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, realiza concurso com 167 oportunidades de emprego para todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 982,49 até R$ 3.161,12 e as jornadas de trabalho podem ser de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Caraguatatuba

Aos interessados, o período de inscrição está aberto e permanecerá disponível, através do site da Cetro Concursos – até a próxima quinta-feira (7). A taxa de participação vai de 35 a 60 reais.

Prova

O processo de avaliação conta com três etapas: provas objetiva, prática e de títulos. O início está previsto para daqui dois meses, em 1º de maio. Portanto, confira o conteúdo programático e saiba por onde estudar.

Conteúdo programático

1) Para os cargos de nível fundamental:

– Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de textos. Ortografia. Acentuação. Plural de substantivos e adjetivos. Conjugação de verbos. Concordância entre adjetivo e substantivo e entre o verbo e seu sujeito. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Pontuação. Sinônimo e antônimo. Separação silábica. Relações entre fonemas e grafias. Processos de coordenação e subordinação. Sintaxe. Morfologia. Regências verbal e nominal.

– Matemática: problemas e operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Noções de conjunto. Sistema de medidas. Sistema monetário brasileiro. Regra de três simples. Porcentagem. Perímetro.

– Conhecimentos Gerais: fatos e notícias locais, nacionais e internacionais veiculados nos últimos 12 (doze) meses, a contar da data de realização da prova, em meios de comunicação de massa, como jornais, rádio, Internet e televisão. Elementos de política brasileira. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais. História e Geografia do Município de Caraguatatuba, do Estado de São Paulo e do Brasil.

– Conhecimentos Específicos: de acordo com o cargo pretendido, veja no edital.

2) Para os cargos de nível médio/técnico:

– Língua Portuguesa: interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Figuras de Linguagem. Vícios de Linguagem. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal.

– Matemática/Raciocínio Lógico: 

  • Matemática: problemas e operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Noções de conjunto. Sistema de medidas. Sistema monetário brasileiro. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros. Perímetro.
  • Raciocínio lógico: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal. Raciocínio matemático (que envolva, entre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem). Raciocínio sequencial. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

 

– Conhecimentos Gerais: fatos e notícias locais, nacionais e internacionais veiculados nos últimos 12 (doze) meses, a contar da data de realização da prova, em meios de comunicação de massa, como jornais, rádio, Internet e televisão. Elementos de política brasileira. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais. História e Geografia do Município de Caraguatatuba, do Estado de São Paulo e do Brasil.

– Conhecimentos Específicos: de acordo com o cargo pretendido, veja no edital.

3) Para os cargos de nível superior:

– Língua Portuguesa: interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal.

– Raciocínio Lógico: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal. Raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem). Raciocínio sequencial. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

– Conhecimentos Gerais: fatos e notícias locais, nacionais e internacionais veiculados nos últimos 12 (doze) meses, a contar da data de realização da prova, em meios de comunicação de massa, como jornais, rádio, Internet e televisão. Elementos de política brasileira. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais. História e Geografia do Município de Caraguatatuba, do Estado de São Paulo e do Brasil.

– Conhecimentos Específicos: de acordo com o cargo pretendido, veja no edital.

Critérios de desempate

Em caso de empate na nota final na primeira etapa do concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

– Tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso;
– Maior número de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;
– Maior número de pontos na prova de Língua Portuguesa;
– Maior número de pontos na prova de Matemática (quando houver);
– Maior número de pontos na prova de Raciocínio Lógico (quando houver);
– Maior número de pontos na prova de Raciocínio Lógico e Matemático (quando houver);
– Maior número de pontos na prova de Conhecimentos Gerais (quando houver);
– Tiver maior idade, para os candidatos não alcançados pelo Estatuto do Idoso.

caraguatatuba

 

 

 

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Caraguatatuba – SP Facilitadores

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais