O que cai na prova Prefeitura de Fortaleza CE (SME)

icone calendario 11 jul 2017

Seguem abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no Ceará!

A seleção visa formação de cadastro reserva para Profissionais nos cargos em comissão de Superintendente Escolar e Coordenador de Distrito para a Secretaria Municipal da Educação (SME), com salários de até R$ 3,5 mil!

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Se você deseja seguir carreira na área educacional, saiba o que é preciso estudar para a prova e garanta sua chance!

Como fazer a inscrição?

O período de inscrições será encerrado às 23h59min do dia 16 de julho de 2017 (horário de Fortaleza).

Para participar os interessados devem acessar o Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura de Fortaleza. O valor da inscrição é de R$ 110,00.

Como será a prova?

A avaliação será dividida em duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva, de caráter eliminatório, prevista para o dia 6 de agosto de 2017.

Os candidatos habilitados na primeira fase terão, na segunda fase, análise de títulos e experiência profissional.

Conheça o Conteúdo Programático da prova objetiva e dê início a sua preparação imediatamente!

O que cai na Prova?

Cargos de Superintendente Escolar e Coordenador de Distrito

Leitura e Interpretação de Texto: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos: Identificação das relações de coerência: ideia principal/detalhe; relação de causa e efeito; relação de comparação e contraste; sequência temporal e espacial. Identificação das relações coesivas: referência; substituição; elipse; repetição. Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto. Identificação do sentido entre palavras: sinonímia / antonímia / polissemia; hiponímia / hiperonímia; campo semântico. Identificação da natureza dos vários gêneros: narrativo; descritivo; expositivo; argumentativo. Reconhecimento da especificidade dos tipos de textos: elementos constitutivos e sua organização; características linguísticas; funções dos textos. Reconhecimento do propósito do autor. Reconhecimento das informações implícitas. Reconhecimento de fato e de opinião. Reconhecimento do propósito comunicativo. Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias com as que o texto apresenta.

Raciocínio Lógico: Noções de Lógica: estruturas lógicas e diagramas lógicos; Lógica de Argumentação; Sequências e Séries; Correlação de Elementos; Álgebra; Probabilidades; Arranjos, permutações e combinações; Raciocínio geométrico e analítico; O raciocínio lógico e a visão sistêmica.

Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar do Brasil, do Ceará e de Fortaleza: Administração Pública Brasileira: Conceitos e Legislação; Democracia, direito e políticas públicas; Liderança organizacional; Liderança educacional e gestão escolar; Liderança e gestão para a diversidade; Gestão do currículo na escola; Diretrizes curriculares do Ensino Fundamental; Legislação básica da educação nacional e estadual (Ceará); Avaliações de desempenho acadêmico: Índice de desenvolvimento da educação (IDEB), Sistema de avaliação da Educação Básica (SAEB), Programa Internacional de avaliação de alunos (PISA), Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE); Avaliação de Projetos, programas e políticas educacionais; Proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE); Dados, indicadores sociais e educacionais; Financiamento da educação pública; Metodologias participativas e aprendizagem cooperativa; Protagonismo estudantil; A gestão escolar e as novas tecnologias; Escola, família e comunidade; Gestão de pessoas no contexto educacional; Gestão financeira e Patrimonial; Redes de aprendizagem em Gestão escolar; Lei 169/2014 – Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da rede pública municipal de ensino de Fortaleza; Plano Municipal de Educação – 2015/2025; Orientações Curriculares Municipais da Educação Infantil.

Gestão Pedagógica do Processo de Ensino Aprendizagem: A didática e o processo de ensino-aprendizagem; Desenvolvimento da aprendizagem; Avaliação da aprendizagem; Função político-social da escola; Políticas educacionais, estaduais e municipais; Gestão do currículo na escola; Características chaves das escolas eficazes; Planejamento pedagógico; Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Avaliações de desempenho acadêmico: Índice de desenvolvimento da educação – IDEB, SAEB e SPAECE; Legislações referentes ao currículo e às diretrizes para a Educação Básica (nacionais e municipais); A Educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação; Saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; O desenvolvimento da competência leitora e os saberes escolares das diversas áreas de conhecimento; Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; A educação na escola inclusiva; Protagonismo na educação escolar.

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Fortaleza CE  (SME)

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Prefeitura de Fortaleza CE (SME)

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